sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

MITO URBANO


Na imagem, os antigos estúdios da Decca, em Londres (165 Broadhurst Gardens NW6 3AX), hoje sala de ensaios da English National Opera, onde os Beatles gravaram no dia 01 de Janeiro de 1962, faz hoje 42 anos, as chamadas "Decca Tapes" como curriculum para contrato discográfico.

Não é verdade que Dick Rowe tenha rejeitado os Beatles com o argumento de que "as bandas de guitarras tinham os dias contados".

Ele não fez isso. Dick disse-me. É uma pena que Dick tenha morrido antes de publicar o seu livro. Dick disse-me que nunca tinha dito o que lhe é atribuído. Isso foram coisas de Brian Epstein.

Dick Rowe foi nomeado A&R da Decca para caçar novos talentos, porque, na altura, ninguém procurava novas bandas fora de Londres. As bandas é que tinham de ir a Londres. Mas Dick andava excitado à procura de novas bandas.

Na verdade, os Beatles foram recusados por todas as editoras. Corria até a anedota de que Brian Epstein nem sequer conseguiria contrato com a Woolworths...

Em todo o caso, a Decca mandou Mike Smith (assistente de Dick Rowe) a Liverpool para ver os Beatles, o que nunca tinha sido feito. Depois, a Decca propôs-lhes uma audição em Londres.

Mike Smith ficou muito satisfeito com a audição e prometeu contrato discográfico aos Beatles.

Dick Rowe nunca os rejeitou. O que aconteceu é que Mike Smith era maçarico no departamento e gravou duas audições no mesmo dia: Beatles e Brian Poole and the Tremeloes e Dick disse-lhe que só podia assinar uma única banda.

Agora temos auto-estradas e boas vias de comunicação, mas na altura ir a Liverpool (Beatles) demorava umas oito horas e os Tremeloes sempre eram de Aldershot, nos arrabaldes, o que facilitava as sessões de gravações, pelo que a Decca optou pelos Tremeloes.

Mas não foi Dick que tomou a decisão, deixou isso para Mike.

George Martin não queria na realidade assinar com os Beatles. Isso aconteceu por acidente e por pressão da EMI. Brian Epstein ameaçou boicotar a EMI nas suas lojas NEMS, em Liverpool.

George não era um homem do rock. Os únicos rockers que tinha era Paul Gadd (mais tarde Gary Glitter) e Shane Fenton. A Parlophone era uma mistura de música clássica, comedy records, middle-of-the-road... Não tinha rock. Daí a chantagem de Epstein.

Na audição à EMI, Ron Richards, assistente de George, chumbou os Beatles, mas foi à cantina chamar George Martin.

Bill Harry, Record Collector, nº 368, Novembro de 2009

PS - por ironia, um filho de Mike Smith trabalhou na Antologia dos Beatles.

1 comentário:

Anónimo disse...

No tags :)

Beatles
Editoras
Anos 60
Londres
Fado :)