quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

EMITT RHODES


UNIVERSAL MUSIC ENTERPRISES - 02527 04273 - 2009

Emitt Rhodes é um dos autores-intérpretes mais injustiçados da história da música popular de expressão anglo-saxónica.

Quem mo deu a conhecer foi Rui Morrison no seu "Morrison Hotel", no Rádio Clube Português, nos anos 70. Nunca mais o larguei. Ele é que não se deu mais a conhecer, vive afastado dos holofotes.

A Universal juntou agora todo o seu espólio a solo disponível, quatro álbuns, "Emitt Rhodes" (1970), "Mirror" (1971), "The American Dream" (1971) e "Farewell Paradise" (1973).

Ficaram de fora os Merry-Go-Round.

PS - Ao contrário do que defende Luís Mira, mantenho que o primeiro disco de Emitt Rhodes é mesmo "Emitt Rhodes", de 1970, e não "American Dream", de 1971. É uma situação semelhante à do último álbum dos Beatles, ou seja, um álbum que é gravado numa data e editado noutra posterior.

23 comentários:

filhote disse...

Sou fã dos Merry-Go-Round e não conheço a obra solo do Emitt Rhodes... imperdoável, Ié-Ié, eu sei...

ié-ié disse...

Trata de rectificar essa grave lacuna, companheiro, já!

LT

Abel Rosa disse...

Listen Listen

Abel Rosa disse...

A primeira vez que ouvi Emitt Rhodes fiquei francamante convencido que estava a ouvir um disco dos Beatles (inéditos)ou melhor um album de McCartney a solo...Concordo que muitos artistas ( este claramente um deles...) foram injustiçados ou puramente esquecidos, não se compreende.

Karocha disse...

Vou youtubar para me redimir!!!

Unknown disse...

eu tenho um disco de emitt rhodes , e não lhe acho graça nenhuma , os merry go round ainda se ouvem
desculpem

stone

Karocha disse...

É agradável!

Luis Mira disse...

Belíssima ideia, Caro Ié-Ié. Aprendi a gostar de Emitt Rhodes desde os tempos dos Merry-Go-Round.

"The American Dream" foi um dos discos mais difíceis de obter de toda a minha colecção. Comprei todos os vinis, um após outro, mas esse sempre me escapou. O Vitor da Discolecção chegou a telefonar-me a dizer que o tinha guardado para mim, mas enganou-se no disco e lerpei... Acabei por o encontrar uns anitos mais tarde, já em CD, numa dessas edições japonesas caríssimas.

E, já agora, uma curiosidade acerca desse disco: foi dos únicos que conheço que teve duas edições nos mesmos países, com poucos meses de diferença, com capas completamente diferentes.

Haja agora alguém que se lembre de Ian Mathews, já que há algumas semelhanças entre ambos...

Bom fim de semana!

Unknown disse...

o ian mathews não tem nada a ver com este gajo que canta um poplarucho, numa altura em que o psicadelismo estava em força assim como o progressivo peço desculpa mas e esta a minha opinião, eu tenho o primeiro disco. por alguma coisa os produtores não apostaram nele e ficou esquecido.
stone

Luis Mira disse...

Caro Humberto,
Um conselho, apenas: pegue nalgumas das primeiras músicas dos Merry-Go-Round e compare-as com as dos Mathews's Southern Confort.

Luis Mira disse...

... ou, se preferir, um exercício ainda mais rápido: pegue em "Lullaby", que dura menos de 30 segundos, e compare-a com algumas das vocalizações de Ian...

Unknown disse...

vou fazer isso, mas eu tenho uma tonelada de discos do ian mathews e apenas um disco de emitt rhodes o primeiro. eu disse
que os merry go round ainda se ouviam, mas prefiro os mathews southern. os meus gostos estão na folk, blues, americana, e roots rock.
o pop não vou la muito a bola. a preposito alguem neste blog, falou em that petrol emotion ?? ouiçam "natural kind of joy", do album manic pop drill e vejam se não parece os beatles no seu inicio. mira alguma vez ouvio "dollar bill blues" de townes van zandt??
ou "house of blue lights" de dan covay ??? ouiça e diga-me alguma coisa.
um abraço
stone

Unknown disse...

eu tive um amigo (ha muito tempo que o não sei dele) que se chamava mira e que tocava baixo em grupos de baile e morou em linda a velha, por acaso estou a falar com a mesma pessoa???
stone

ié-ié disse...

That Petrol Emotion, claro, "Natural King Of Joy", claro (parece balada de McCartney) já aqui foram falados, por exemplo em http://guedelhudos.blogspot.com/2008/11/that-petrol-emotion.html.

Sugiro pesquisas no próprio blogue. Às vezes resulta...

LT

filhote disse...

Tenho vários discos de Ian Matthews (assim se escreve o nome), a solo ou integrado em projectos conjuntos. Porém, o LP que enche mesmo as minhas medidas é "If You Saw Thro' My Eyes" (Vertigo, 1971). Sublime! A par de Drake, um dos melhores singer-songwriters que a Inglaterra nos ofereceu.

E, sim, Luís Mira, existem pontos musicais de contacto entre Matthews e os Merry-Go-Round. Nítidos...

Caro Humberto: bem lembrado o Townes Van Zandt. Insuperável escritor de canções, muitas vezes esquecido.

Unknown disse...

ié ié eu vi que alguem tinha falado nos that petrol, mas ja não me recordo em que dia, o como o blogue e grande não fui procurar.
natural kind of joy e uma musica bonita, mas o resto do album e fracote (e pop e eu não vou muito a bola da pop).
obrigado por ter respondido.
humberto

Luis Mira disse...

Humberto,

Em comum temos a tonelada de discos do Ian Mathews e o gosto pelos géneros de música que refere.

O primeiro disco do "Emitt Rhodes", se bem me lembro, não é, de facto, grande espingarda. E Emitt sempre foi algo irregular, capaz do melhor e do pior lado a lado. Um bom exemplo é a música que lhe recomendei, "Lullaby", cuja faixa seguinte é absolutamente intragável. Mas quando é bom, Emitt Rhodes é mesmo muito bom...

Atenção que a comparação tem de ser feita com o Mathews dos dois primeiroas LP's ou, no limite com discos anteriores a "Go For Broke"...

Quanto a Townes Van Zandt, gosto muito mas só o tenho em CD: dois CD's duplos de compilações, dois ou três outros avulso e um "Tribute". É provável que essa música que refere por lá ande, mas não a estou a reconhecer só pelo nome. Irei confirmar quando chegar a casa...

Quando ao resto Humberto, nunca morei em Linda-a-Velha, embora lá tenha tido uma namorada que se transformou na minha mulher. Também não sou músico e, nos bailes, tocava apena aquilo que as minhas parceiras de dança me deixavam...!

E também não conheço o resto que refere, mas tomarei nota.

Um abraço para si também.

Unknown disse...

caro mira se me der o seu email terei muito gosto em lhe enviar ira adorar a musica, ja agora eric andersem, album 'bout changees & things - musica champions keept rolling, pesquise tambem, se gosta de folk vai tambem adorar. humberto

Luis Mira disse...

Sublime! é curto, Filhote... Não há palavras para definir esse disco!

"Tigers Will Survive" não atingiu tamanha perfeição, mas também não borrou nada a pintura...

Um abraço!

Luis Mira disse...

Sublime! é curto, Filhote... Não há palavras para definir esse disco!

"Tigers Will Survive" não atingiu tamanha perfeição, mas também não borrou nada a pintura...

Um abraço!

Unknown disse...

caro mira, voltando a falar de townes van zandt, ha um concerto dele con steve earl e guy clark, "together at bluebird cafe", mas se pesisar tera que ser por steve earl.vale apena, penso que o concerto ha em video, a musica dollar bill blues esta em varios discos, mas a melhor esta no disco "acoustic blues.
humberto

Luis Mira disse...

Muito obrigado pela disponibilidade Humberto, mas tenho a mania de não gostar de ouvir música através de computadores e objectos afins. Seguramente que essa música fará parte dos CD's do Townes que tenho...

E também gosto e tenho muita coisa de Eric Anderson, autor da belíssima "Close the Door Lightly" que faz parte do segundo LP do Matthews que acabei de referir ao Filhote.

Ora digam-me lá se isto não anda tudo ligado, como diria o outro...!

Unknown disse...

caro mira, eu tambem não gosto de ouvir musica pelo computador, na sala onde o tenho tenho um equipamento para ouvir enquanto estou no computador, e outro equipamento na sala princital. se gosta de HI Fi e de high end, pode far comigo. um abraço
humberto