quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

PAULO DE CARVALHO


ORFEU - STAT 052 - 1977

Lado 1

Euroson Ldª – A Rosa e o Cravo – Canto e Sei Porquê – Idade à Beira da Morte – Canto de Esperança

Lado 2

Amor Sem Palavras – Gaivota de Lisboa – Chuta Agora, Vá – Laranjas de Portugal – Qual É A Coisa, Quem É Ela – Mafalda

Do que ele gosta verdadeiramente neste disco, é da capa, uma lindíssima capa de José Luís Tinoco, músico e compositor, de que se vai falando muito pouco.

O disco, em si, apanha aquele lado “Paulo-de-Carvalho-pós-Verão-Quente”.

Há mesmo um “Canto de Esperança”, em que Paulo de Carvalho reparte letra e música com um, na altura, jovem, músico moçambicano, Virgílio Massingue, de que, tirando um LP feito para a “Diapasão”, não teve mais notícias.

O disco tem uma bonita canção, “Amor Sem Palavras”, poema de Joaquim Pessoa, música do Paulo, concorrente a um Festival Ibero Americano da Canção e um “Chuta Agora vá”, uma história do chuto na bola “em que o problema é sempre da força contra o capital, directores que entram no jogo pr’a alcançar promoção social.”

Participação no disco do Trio Araripa, e por este Trio Araripa voltará com uma história.

Colaboração de Gin-Tonic

6 comentários:

Fantomas disse...

E há uma bela incursão pelo disco sound com "Euroson Ldª"

filhote disse...

Onde é que eu já vi este disco?...

Também gosto muito da capa!

fernanda aguiar disse...

Este LP é uma bela mistura de estilos. Não só pós revolução. As capacidades interpretativas e musicais do Paulo de Carvalho já estão bem patentes. Pena que pouca gente o conheça. Atentem no tema "Gaivota de Lisboa". Já agora ouçam o LP "MPCC" (1977?) e "Não de costas mas de frente" (!975?) ambos da ORFEU. Neste último oiçam "Liboa como eu te vejo". è das cantigas mais bonitas que alguém fez sobre Lisboa (eu que sou do Porto).

ié-ié disse...

Cara Fernanda Aguiar: se me fornecer uma conta de email, já tenho Fluido. Pode mandar-ma para luistita@gmail.com.

Obrigado.

LT

Nunop001 disse...

Olá. Bem tenho procurado os LP's Não de Costas Mas de Frente e o MPCC, mas só encontrei 3 ou 4 faixas desgarradas. Existem em CD?
Obrigado.

ié-ié disse...

não creio, mas não tenho a certeza!

LT