segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

L'ÉTÉ POP


No Parque dos Salesianos, no Estoril, já se viu aqui o que aconteceu em 1970. Ao contrário, em França, houve um Verão incrivelmente rico... musicalmente falando. É disso mesmo que dá conta o número de Setembro da revista rock & folk, uma das bíblias da altura.

Em Aix-en-Provence, 15 mil pessoas acolheram em triunfo Mungo Jerry e mostraram-se reservadas perante Leonard Cohen. É ainda registada positivamente a actuação de Johnny Winter e da cantora luso-descendente Catherine Ribeiro. Lamentadas as ausências dos Flock e dos Deep Purple, o que fez encurtar o festival em um dia.

Em Antibes, estiveram os Pink Floyd sem que, aparentemente, tenham conseguido galvanizar a audiência. Do lado do jazz, o cartaz foi de luxo. Para além dos jovens, John Surman e Archie Shepp, actuaram os consagrados Lionel Hampton, Erroll Garner e Stan Getz. Mas, sobretudo, quem triunfou e pairou por cima de todos os estilos foi a raínha pop de um rhythm 'n' blues admitido pela onda jazz: Aretha Franklin.

Valbonne, segundo a rock & folk, foi o festival com o ambiente mais acolhedor, mas com pouco público. Perante as dificuldades financeiras da organização, Jean-Luc Ponty e Frank Zappa recusaram receber o cachet.

Finalmente, em Biot, havia a promessa de um bom programa, mas poucos foram os espectadores que compraram bilhete. Joan Baez e Country Joe ainda animaram os primeiros momentos do festival. Porém, a organização acabou por ter de interromper o evento devido a dificuldades de crédito.

Desta onda de festivais de Verão, em França, e para lá do fracasso financeiro, ficaram os momentos de libertação que só estes encontros proporcionavam e a afirmação de um, cada vez mais vincado, "espírito pop".

Colaboração de Vítor Soares

VS

Sem comentários: