segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

EM SAINT-MALO COM "LES" YARDBIRDS


Comprado no Verão de 65 em Saint-Malo. Na altura não conhecia os Yardbirds, mas não resisti à capa.

Cortesia de Queirosiano

7 comentários:

JC disse...

Penso terá sido a 1ª gravação dos Yardbirds já sem Eric Clapton e com Jeff Beck no seu lugar. O tema sido gravado em Fevereiro desse ano (1965).

filhote disse...

A capa é de facto irresistível. LP???

Acrescento que "Heart Full of Soul" é a minha gravação preferida dos Yardbirds. E existe uma boa versão num dos primeiros discos do retro Chris Isaak.

ié-ié disse...

Sendo politicamente incorrecto, prefiro os Yardbirs pop aos Yardbirds blues. Ao contrário de Clapton que contestava a costela pop da banda e por isso saiu. Dos Yardbirds gosto francamente dos primeiros singles e respectivos lado B, designadamente "Still I'm Sad" e "You're A Better Man Than I".

LT

Queirosiano disse...

É um EP. No lado A tem "Heart Full Of Soul" e "Steeled Blues", um instrumental com a autoria de (Keith) Relf/ (Jeff) Beck. No lado B tem "My Girl Sloopy", que é uma imitação descarada do "Hang On Sloopy" dos McCoys.
A informação da contra-capa (desactualizada) fala num Eric "premier guitariste".

Os Yardbirds tentaram gravar "Heart Full Of Soul" com um músico indiano de sitar. Habituado aos longos instrumentais característicos da música indiana, o músico convidado não percebia porque é que tinha de parar ao fim de 3 minutos.

Depois de várias tentativas falhadas, a parte de sitar acabou por ser tocada por Beck na guitarra, com a ajuda de efeitos sonoros.

JC disse...

Caro Queirosiano:
Existem duas versões, com e sem sitar, embora na "com" os executantes de sitar e tabla não se encontrem creditados. Estão indicados como desconhecidos (CD The Studio Sessions - 1964-1967).
Abraço

Queirosiano disse...

Exacto, mas creio que a versão com sitar era um out-take que só foi editado bastantes anos mais tarde.

ié-ié disse...

E se tivesse sido editada na altura da gravação, teria sido a primeira música ocidental com sons indianos. Assim, a primazia foi para "Norwegian Wood", dos Beatles.

LT