quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Ó PASTOR QUE CHORAS


PHILIPS - 369 008 - 1970

África (Fausto) - Ó Pastor Que Choras (José Gomes Ferreira/Fausto)

A mais bela versão do não menos belo poema de José Gomes Ferreira.

Também há versões de Tonicha, José Almada, Né Ladeiras e Mário Piçarra, que lhe deu o nome de "Pastoral".

Fausto nunca quis reeditar a sua versão, que só existe em vinil.

Este disco foi proibido antes do 25 de Abril, as duas canções!

9 comentários:

josé disse...

O que eu gostava mesmo, era de saber alguma coisa sobre o José Almada.

Sendo de Guimarães, que é feito do cantor de Homenagem, num estilo que já não há?

Andará perdido nalgum banco? Nalgum serviço público?

Um músico não esquece a sua arte e a de José Almada era grande, no meu modesto entender.

Fantomas disse...

Já agora, qual é o nº de catálogo do single???

ARISTIDES DUARTE disse...

Alguém me explique:

Se o José Almada era de Guimarães, porque canta com esse sotaque tão caracteristicamente beirão, que é, também, o meu, já que eu sou do Distrito da Guarda?

josé disse...

O nº de catálogo do meu single ( que é idêntico ao da imagem, é:

369008 2E - Philips, 45 mono, BIEM.

O Almada ser de Guimarães, nos anos sessenta, pode querer dizer pouco, se os pais forem da Beira ou se tiver ido para Guimarães, com alguma idade- o que será mais provável.

No entanto, são tudo especulações.
Gostava mesmo de saber do Almada.

ié-ié disse...

BIEM não faz parte do número de catálogo. São as iniciais do Bureau International des Societés Gerant Les Droits D'Enregistrement Et De Reproduction Mechanique.

E se virar o disco do outro lado verá que fica 1E.

LT

josé disse...

Com efeito.Mas assim, o número de catálogo também figura na imagem apresentada. Na frente e no verso ( que aqui falta), estão lá os números, em pequena dimensão, em baixo.

E já agora, falta uma indicação. Made in Portugal. O disco foi feito cá.

Mas não deve ter sido a Rádio Triunfo. Alguém se lembra das prensagens inenarráveis da Rádio Triunfo? Alguém se lembra dos atentados aos melómanos, que a editora cometia? Capas esborratadas, som gorduroso e sem clareza. Era uma frustração ouvir os discos prensados pela Rádio Triunfo.

Unknown disse...

Ola a todos. e com grande prazer e orgulho que vejo falarem do meu pai (Jose Almada).Ele de facto anda "desaparecido" do mundo da musica, apesar de ja ter efectuado varias tentativas para pelo menos reeditar os seus discos infelizmente sem sucesso. Pois bem vou ao importante, o meu pai encontra-se a viver na cidade de Ovar. se alguem quiser eu vou meter aqui o n.º de telemovel (916970448) dele pois sei que o meu pai nao se importa. Adorava que o meu pai conseguisse voltar a reeditar os seus disco, mas tem sido complicado pois parece que ja nao ha muita editoras interessadas no genero de musica do meu pai. As editoras, pois sei que o publico no geral continua a gostar. Fico muito contente por ver pessoas que não se esqueceram dele.
Um abraço a todos.

Unknown disse...

Olá a todos!
sou Zé Almada estou emocionado por lêr e ouvir coisas tão bonitas a meu respeito.De facto afastei-me mts anos da vida artistica e nunca mais gravei mas na realidade nunca deixei de tocar e de fazer as minhas canções.Gostaria de voltar a gravar pois vejo que continua a haver mta gente interessada.Sinto que ganhei maturidade e aprendi mais esse sentimento a que chamo AMOR.Entretanto gostaria de rectificar algo em relação a três letras que vêm como minhas mas que não o são:O Hospede,Anda Madraço e o vento Suão.São do já falecido grande poeta Fausto José, por sinal meu primo.por quem eu tive sempre a maior admiração e estima.Talvez por lapso da editora e tambem despreocupação minha.Aqui fica a verdade e as minhas desculpas ao poeta e a todos.Fica prometido que tudo farei para divulgar mais a sua obra. Um bem haja a todos pelo vosso critério e gosto.

jose almada disse...

principe das nuvens-ze almada alguem me chamou assim e fiz ha pouco tempo uma cançao pequenina com uma musica que eu sei que gostariam muito de ouvir. sou o principe das nuvens mas é deus que me da o alento sou o principe das nuvens mas é deus que me leva no vento sou o principe das nuvens fui bater á porta mais linda do çeu veio uma fada encantada,mostrou me quem era eu sou o principe das nuvens ou uma estrelhinha do çeu. nao me identifico assim tanto com o principe das nuvens pois gosto muito da terra e gostaria sempre de cá voltar mas é assim e já faz parte. pelo sentimento mais bonito de todos os sentimentos,a que chamo amor despeço me. obrigado a todos. zé almada