terça-feira, 20 de novembro de 2007

JE DIS CE QUE JE PENSE ET JE VIS COMME JE VEUX


MAGIC RECORDS - 5295412 - 2000

Contre-Elucubrations Problematiques (Antoine et les Problèmes) - Des Lendemains - Pop Jerk - Ce Monde Existe - Dodecaphonie - Je Ne Vois Rien - Ballade A Luis Rego, Prisonnier Politique - On S'Em Fou - Pas Adieu - S'Il Boude - Si C'Est La Nuit - Il Suffirait D'Un Rien - Passe Ton Chemin (Problèmes) - Je Dis Ce Que Je Pense Et Je Vis Comme Je Veux (Antoine et les Problèmes) - Je Dis N'Importe Quoi, Je Fais Tout Ce Qu'On Me Dit - Quand Je Pense À Toi - Psychose (Toujours) - Pas De Problèmes - Hey Max (Hey Joe) - Paulette, La Reine Des Paupiettes (Charlots)

O meu amigo Rato fala com enlevo de um EP de Antoine, "La Tramontane". Fiquei estupefacto! A minha dúvida relativamente à esta estupefacção tem a ver ou com a minha ignorância ou com a sobrevalorização que o Rato faz do disco.

Sou um grande fã de Antoine e nunca tinha visto ou ouvido tal disco. Nem encontro a canção nas duas ou três colectâneas que dele tenho.

Acho que já o disse aqui uma vez, "Pourquoi Ces Cannons" é um dos meus hinos!

"La Tramontane" vale mesmo a pena?

4 comentários:

Rato disse...

Luís, acho que a "estupefacção" de que falas transitou aqui para este lado. Mostrei algum "enlevo" ou "sobrevalorização" nas poucas notas que rabisquei para acompanharem o disquinho? Olha, se dei essa impressão, mea culpa, que não soube escolher a palavra adequada. "Emblemática" foi o único adjectivo escolhido. E usei-o para expressar o que julgo ser o seu significado - uma canção de marca, bem característica do Antoine. E não é? Penso que haverá poucas mais que logo aos primeiros acordes te traga à imagem aquele determinado intérprete. Mas é apenas isso, nada mais, até porque o Antoine gravou coisas bem mais interessantes. Agora o que não acredito mesmo é que nunca o tenhas ouvido. Olha, a versão italiana está no volume 30 das Nostalgias mas se quiseres também te posso enviar esta, que é a original francesa.

Fantomas disse...

Para mim, a partir de "La Tramontane" o ANTOINE entrou na sua fase PIMBA! Deixou crescer o bigode e começou a fazer musicas da treta!

filhote disse...

Tenho esse disco!!!!(imagem). Herdei-o dos meus progenitores, autografado pelo Antoine e Les Problémes.
Os meus pais eram amigos dessa "pandilha francesa". Curtiam com eles pela noite lisboeta e parisiense dos anos 60. Mais tarde, a minha mãe namorou um dos Problémes, e eu próprio frequentei as casas deles na época Les Charlots (adorava os filmes!).
Um dos discos da minha vida. Capa linda!!!

Muleta disse...

por acaso também gosto de la tramontane......