quinta-feira, 22 de novembro de 2007

O MEU PRIMEIRO


Tanto quanto me lembro, este é o meu primeiro livro sobre os Beatles, oferecido pela minha madrinha de baptismo no Natal de 1969.

É uma ilustração de canções dos Beatles da autoria de Alan Aldridge, um famoso designer, criador, por exemplo, do logotipo do Hard Rock Cafe e daqueles gigantescos menus (que já não existem e que era extremamente difíceis de gamar, mas não impossível).

Repararam bem no simbolismo desta edição? Por um lado, é um livro sobre os Beatles, a revolução em marcha, mas a edição é francesa, sinal dos tempos de então, de domínio da cultura gaulesa.

4 comentários:

Rato disse...

Tenho a edição inglesa de 1990. E vêm lá ilustrações fabulosas realmente!

ié-ié disse...

A edição inglesa - que também tenho - começou por ser em dois volumes, um publicado em 1969 e o outro em 1971. Reuniram-se num único volume em 1990 e em 1998 houve uma edição de luxo. É esta que eu tenho.

LT

josé disse...

Caro ié-ié:

Não tenho nenhuma dessas edições e aposto que valem bem a pena.
Tenho apenas o Tomorrow Never Knows que não traz a ilustração em causa.

Aliás, um livro que tenho por cá, chamado O Mundo da Múscia Pop de Rolf-Ulrich Kaiser, da livraria Paisagem, do Porto, sem data mas dos anos setenta ( comprei-o em 76), traz na capa uma vairação desta ilustração, sem dúvida, mas com ausência de referência. O livro em português, tem a indicação de que a capa é de Marco, sem mais. O tal Marco copiou a imagem de algum lado e na Rede há provavelmente indicação de origem. Aliás, tenho uma imagem da ilustração da capa desse livro retirada de um número antigo do Público, dedicado a uma qualquer compilação recente dos Beatles.


O que gostaria de perguntar ao ié-ié, um afamado coleccionador de coisas dos Beatles,é se se lembra do lançamento do LP Let it Be, em Portugal, em 1970.
Tenho ideia de que houve a apresentação ao comprador, de uma caixa com um libreto de fotos.
Lembra-me de o ver à venda na Sonolar de Braga. Saudades...
Foi uma das revelações, até porque era um objecto caro e de colecção.

josé disse...

Alan Aldridge: o autor das ilustrações de um dos discos mais interessantes de Elton John- Captain Fantastic.
A capa, por causa disso, também é uma das melhores da música popular.