quarta-feira, 25 de junho de 2008

CHRISTOPH MAUS


O Filhote andava ontem numa excitação porque tinha largado uma pipa de massa por uma obra de Christoph Maus sobre as edições mundiais dos Rolling Stones e indagou-me se eu tinha a dos Beatles.

Confesso que o nome de Maus, de repente, não me dizia nada, mas quando o Filhote, ufante, rapa da mochila camuflada do seu estonteante exemplar logo reconheci as várias edições que uns malucos holandeses e alemães fazem sobre os Beatles.

Só sobre este assunto específico - edições mundiais de LPs, EPs e singles - Maus escreveu dois volumes com um total de 804 páginas. Um belo trabalho, reconheça-se.

Quanto aos LPs portugueses dos Beatles não conheço nenhum (eram todos importados de UK), mas Maus diz que há um, "A Collection Of Beatles Oldies...", com a mesma capa da edição inglesa, mas com o número de catálogo CL-005 (deve ser Círculo de Leitores). Nunca o vi!

No II Volume, a série portuguesa de EPs e de singles está inexplicavelmente incompleta.

4 comentários:

Jack Kerouac disse...

afinal eu tinha razão, o oldies but goldies é de 1966....o meu é de edição da VC E 064 - 04 258. Mas já é "Estereo", como diz na "label".

ié-ié disse...

É verdade, sim senhor, tens razão por 21 dias! O LP saiu em Londres em 10DEZ66. Tenho a edição inglesa (PCS 7016) e uma curiosa edição jugoslava da Jugoton (LPPMC-V-264). A capa é igual, mas na bateria, em vez de "A Collection Of Beatles Oldies", está "Hits Of Beatles". Na contracapa mantém o "But Goldies!". O disco propriamente dito é Parlophone amarelo, mas acrescenta "manufactured under licence by Jugoton in Yugoslavia". O Maus fala dele. É raro!

LT

filhote disse...

Duas coisas, companheiro Ié-Ié:

1. Já vi o LP "Oldies but Goldies" português (edição da década de sessenta) várias vezes. Não me lembro de ser do Círculo de Leitores (já existia?)... talvez...

2. O trabalho do Maus é verdadeiramente notável. De cortar a respiração. Tem esses erros nos volumes dos Beatles? Pena... este primeiro dos Stones está muito bom... não admira, ele apoiou-se num grande coleccionador alemão...

ié-ié disse...

Christoph Maus não é muito considerado... dizem-me...

LT