quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

VELVET UNDERGROUND AND NICO


Verve - 5008 - edição norte-americana (1967)

Side one

Sunday Morning - I'm Waiting For The Man - Femme Fatale - Venus in Furs - Run Run Run - All Tomorrow's Parties

Side two

Heroin - There She Goes Again - I'll Be Your Mirror - The Black Angel's Death Song - European Son

Um disco de todos os meus invernos. Som copiado e reciclado pelas múltiplas “new waves” do rock.

John Cale a comandar os sons experimentais, o génio de Lou Reed a desafiar Andy num disco mal amado mas nunca esquecido.

Sexo, drogas e rock ’n' roll com a beleza de Nico em "All Tomorrow’s Parties" dava o mote para o fim da ingenuidade de 60. Disco gravado em 1966, repararam bem, 1966... a rampa de lançamento para outras músicas e outras energias.

A capa: um ícone da pop-art.

10 comentários:

José disse...

Abel Rosa:

Tenho uma explicação a dar e faço-o aqui porque os meus blogs foram à vida, com a perda da password. Não lhes consigo aceder mas li num dos comentários num deles, um pedido antigo ( de 2010) sobre um texto e imagem da CIne Disco nº 3 sobre os Beatles. Não li o comentário na altura e por isso não respondi em devido tempo.
Se puder remendar, estou à disposição.
No entanto, a imagem em causa foi obtida por mim através de uma fotografia em modo macro e com pouca qualidade, na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. Lá tem a colecção quase integral dos primeiros números da CIne-Disco/Mundo Moderno e fotografei alguns desse modo.
Por isso a imagem que aparece no blog é quase idêntica à que tenho guardada.

Fica a explicação a e a desculpa.

Abel Rosa disse...

José

Muito Obg, consegui através do LPA aceder à revista em questão. Uma vez mais muito obrigado pela atenção, um abraço.

bissaide disse...

A etiqueta ficou gralhada: "Velvet Undergrounf".

bissaide disse...

E absolutamente de acordo com o Abel: este disco é uma obra-prima indiscutível do pop rock. E "Venus in Furs" é outra grande paixão, além de "All Tomorrow's Parties".

bairro do vinil - JPAR disse...

Para mim, o disco mais importante de toda a história do rock.

filhote disse...

LP de charneira!

Tenho apenas a reedição inglesa da MGM...

Edward Soja disse...

Esta é a única entrada para os VU neste blogue.

ié-ié disse...

com efeito...

LT

Nica disse...

Muito interessante e informativo, um blog a seguir.

ié-ié disse...

Obrigado!

LT