sábado, 5 de janeiro de 2008

ANDREA TOSI, SEGUNDO GIN-TONIC


ALVORADA MEP 60320

"Ver e Amar" – Swing (Jorge Costa Pinto – Dr. Guilherme Pereira da Rosa) - "Quando Vem a Tarde" – Rumba Rock ( C.A. Rossi) - "Nasci Contra o Vento" – Mambo Rock (Nóbrega e Sousa – António José) - "Personalidade" – Moderato (H. Logano – L. Price)

Na contracapa anunciam-se outros discos de outros artistas. Põe exemplo: Quarteto de Mário Simões “Flausina”, Conjunto de Pedro Osório “Namorico da Rita” e um outro de Andrea Tosi “Kanimambo”.

Edição da Fábrica Portuguesa de Discos Portugueses da Rádio Triunfo, Lda – Porto - Portugal.

Caminhava o ano de 2007 para o seu fim quando "Mr. Ié-Ié" nos vem dar conta do seu espanto ao saber-se possuidor de um autógrafo de "Os Conchas" e um outro de uma orquestra italiana de seu nome "Andrea Tosi".

Essa orquestra será este Quinteto Andrea Tosi?

Há uns quase trinta anos que comprei este disco numa feira que se realizava em Almoçageme no primeiro domingo de cada mês. Daquelas feiras onde se vende de tudo, desde frutas e vegetais, a roupas e plásticos, por vezes discos e livros.

Para o tempo, o disco não ficou caro, mas também não foi nenhuma bagatela. Isto tendo em conta os padrões do Evangelho Segundo São Roger Vailland: "um assalariado, seja qual for o salário, ganha sempre um pouco menos do que precisa".

Mas comprei o disco porque acho a capa uma delícia: aquele cabelo tão moda anos 60, um sorriso quase triste, aquele olhar perdido não se sabe onde, e porque lá dentro tem "Nasci Contra o Vento", que era uma canção muito lá de casa do meu pai, cantada pela Maria de Fátima Bravo. Ou seria a Simone de Oliveira?".

Colaboração de Gin-Tonic

6 comentários:

bissaide disse...

Pelo que conheço, o disco na imagem é o 1º do Quinteto Andrea Tosi. Há pelo menos mais dois discos:

- também em 1960 e na Alvorada, o EP "Canção das Horas / Coccinella / Kanimambo / Zumme Zumme Baccalà";

- em 1962, na Orfeu, o EP "Festival S. Remo", com versões de 4 temas do festival desse ano.

Sei que o guitarrista e flautista Italo Caffi fez parte do conjunto, mas desconheço se gravou com eles. A ter acontecido, será neste último EP que referi.

bissaide disse...

Já vi o outro post sobre Andrea Tosi: pelos autógrafos que o Luís mostra, Italo Caffi substituiu na guitarra Sandro Montero, que foi quem gravou os EP's de 1960 na Alvorada. Em 1962, será já ele a gravar o EP da Orfeu.

Quanto a "Nasci Contra o Vento", era de facto uma interpretação de Simone de Oliveira, também de 1960.

Anónimo disse...

Achei curioso ver os nomes do Adrea Tosi e do Italo Caffi porque todos os músicos Italianos do conjunto regressaram a Itália, excepto o Italo Caffi, que entretanto ficou cá por causa de uma namorada Portuguesa.
O Itali Caffi era um excelente músico, pianista (conservatório de Roma), flautista e guitarrista. Toquei com ele em 1967, no Conjunto de Walter Behrend, no Porto. Posteriormente abriu a loja de instrumentos musicais CAFFI Sa, no Porto, importadora e distribuidora de vária marcas conhecidas www.caffi.pt

Anónimo disse...

Como devem compreender fiquei bastante emocionado...
Só queria mencionar o seguinte, o meu Pai era mais pianista e organista; que era realmente o que ele gostava,do que flautista ou guitarrista,porém como já aqui alguém disse era um excelente músico, e dava um "jeito" em vários instrumentos.
A "namorada" Portuguesa é a minha Mãe.
Paolo Caffi

ié-ié disse...

Paolo:

E vê que noutro post tenho o autógrafo do teu Pai.

LT

Anónimo disse...

LT:

Sim, eu vi e foi o que me chamou logo á atenção.
Recordo-me perfeitamente de o meu pai ter falado que eles tinham vindo a Portugal precisamente para a queima das fitas de Coimbra e chegaram a tocar também em vários Casinos e Hotéis, indo mais tarde para Marrocos e Egipto já comigo a bordo lol, eu nasci no ano a seguir á data do autógrafo (agosto de 1962).