sábado, 26 de janeiro de 2008

"AMIGOS DE ALEX" ACABOU HÁ 13 ANOS


Faz hoje exactamente 13 anos que o meu amigo LPA gravou o último programa "Amigos de Alex", já na RFM, tendo ido para o ar no sábado seguinte, dia 28 de Janeiro de 1995.

O programa estreou-se a 02 de Novembro de 1985 no então FM estereo da Rádio Renascença.

Foram 472 programas no total, ou seja, 944 horas de emissão.

Em 1987, "Amigos de Alex" foi nomeado (mas não ganhou) para um Sete de Ouro.

Inicialmente, o programa foi da responsabilidade de LPA e de Luís Marinho, actual administrador da RTP, com a participação de Manuel Falcão, ex-director do Blitz e ex-chefe de gabinete de Santana Lopes, que assinava um pequeno apontamento, "Colar de Pérolas", que tinha como indicativo "Living In The Past", dos Jethro Tull.

O indicativo dos "Amigos de Alex" eram os (fabulosos) coros femininos de "You Can't Always Get What You Want", dos Rolling Stones.

Nesses coros, da London Bach Choir, participaram também Doris Troy, Nanette Newman e Madeline Bell. Não esquecer também o Hammond de Al Kooper.

Na RFM, LPA foi ainda co-responsável por programas como "Ob-La-Di Ob-La-Da", dedicado obviamente aos Beatles, e "Há Horas Felizes", dedicado ao britpop.

No campo radiofónico, LPA diz ainda que se divertiu a bandeiras despregadas, com Pedro Gonçalves, no "Mensageiro da Moita", na Voxx.

6 comentários:

filhote disse...

Lembro-me bem de "Os Amigos de Alex". Pena que hoje em dia já não existam programas assim.

E o "Obla-di-obla-da" ouvia-o quase sempre, religiosamente. Tenho até alguns programas gravados. Era um trabalho de amor da dupla beatlemaníaca LPA e Teresa Lage.

Muleta disse...

e o mensageiro da moita era um espectaculo!!!! uma vez entrei em directo (gravado) dos estados unidos.....

Rato disse...

Adoro esta imagem, Luís. E também eu, sem então te conhecer, fui um fã incondicional dos dois programas. Infelizmente os "dias da rádio" já lão vão.

Rato disse...

Voltando à imagem: acho que aquilo que a torna tão especial é aquele pequeno clarão no contacto da mão com o vinil. Há horas felizes! Estou com vontade de a usar no próximo volume da coleção "Golden Years" do Rato, caso não vejas inconveniente, é claro. Aliás, vamos fazer o seguinte: serás tu a escolher os temas desse próximo volume, tal como por uma mágica qualquer te encontrasses de novo aos comandos dos "Amigos de Alex". Não podes é repetir os temas já saídos nos anteriores 34 volumes. Como já são umas centenas largas vou facilitar-te a vida e enviar-te um ficheiro excel com essa listagem ordenada por ordem alfabética (quer de intérpretes quer de canções). Aceitas o desafio?

josé disse...

Os Amigos de Alex, foram um dos encontros na rádio, sempre esperados.
Por isso, a minha dívida para com o LPA, é de gratidão pelos momentos bem passados, na companhia dos "cantores do rádio", como se dizia no Brasil, num programa apresentado por José Nuno Martins, actual provedor da RDP, e antigo apresentador de novidades da MPB. Outro, a quem o homenagem, por isso, é devida.
No fim das manhãs de Domingo, nos começos dos oitenta, era um regalo descobrir os sons do Nordeste brasileiro, do Quinteto Violado ou do mineiro Milton Nascimento, do Hermeto ou do Raul Seixas, no programa "Os cantores do rádio", em canções e toadas que ficaram para sempre na minha memória auditiva.

josé disse...

E é verdade que esta foto, é equivalente à do Nightfly de Donald Fagen, adaptado à nossa realidade portuguesa.

Merece o destaque.