quinta-feira, 21 de outubro de 2010

50 ANOS DE ROCK PORTUGUÊS


A estreia no cinema Capitólio, em Lisboa, do filme "Rock Around The Clock", que recebeu em português o título de "O Ritmo do Século", no dia 22 de Outubro de 1956, foi um dos grandes empurrões para o surgimento de um rock português.

A película, de Fred F. Sears, com música de Bill Haley and his Comets, merceu do "Diário Popular" a seguinte crítica:

Um espectáculo de características acentuadamente populares, que se destina muito em especial aos amantes da música moderna de "jazz", dominada agora pelo ritmo alucinante do "Rock Around The Clock". Os apreciadores de tal género têm, no novo cartaz do Capitólio, fartos motivos de agrado.
Graças à colaboração dos famosos conjuntos de "Bill Haley and his Comets" (os pioneiros do "Rock And Roll") e de "Freddie Bell and his Bellboys", que cantam, tocam e dançam música de verdadeira loucura, que contamina toda a assistência.
O filme causou verdadeira revolução nos nervos dos espectadores - alguns dos quais, mais exuberantes, chegaram a dançar nos corredores durante o intervalo - facto talvez único nos anais do cinema Capitólio!
"O Ritmo do Século" conta também com a presença dos "The Platters" e da orquestra típica de "Tony Martinez", a enriquecerem mais, se possível, a longa série de músicas que Portugal inteiro (e juvenil) acompanha com entusiasmo.
A sala encheu-se de ponta a ponta e o "calor" da euforia era tanto que, permanentemente, se deixava de ouvir a música para se ouvirem palmas, assobios e gritinhos...
Vá lá que as cadeiras ficaram direitas...
O filme esteve em cartaz até ao dia 11 de Novembro.

E o resto é história...

PS - Está prevista para 02 de Novembro a edição de uma colectânea intitulada "Caloiros da Canção" que pretende revisitar os 50 anos do rock and roll feito em Portugal.

12 comentários:

JC disse...

Verdadeiramente, o Rock n' Roll foi lançado e difundido no cinema com "Blackboard Jungle" ("Sementes de Violência" - 1955), de Richard Brooks, e não c/ esta "coisa". Não sei se ou quando a ditadura autorizou a exibição do filme em Portugal.

filhote disse...

"Blackboard Jungle", onde, verdadeiramente, a canção "Rock Around the Clock" despontou.

ié-ié disse...

"Sementes de Violência" não tinha a versão original de Bill Haley e sim passou em Portugal logo em 1955.

LT

Anónimo disse...

Engano seu, caro ié-ié. Pode conferir aqui:

OST

ou então rever o filme. O tema está nos créditos - iniciais e finais

ié-ié disse...

Eu (ainda) não vi o filme, mas o Zeca do Rock viu e passou-me a seguinte informação:

"O filme "Rock Around The Clock" foi a semente. A música do mesmo nome já tinha aparecido em versão só orquestral na película "Sementes de Violência", mas passou quase despercebida".

Foi esta a minha fonte.

LT

Anónimo disse...

Pelos vistos a memória do "Zeca do Rock" já não é o que era.
A sério, no filme não existem quaisquer versões instrumentais. Aquilo começa logo em força com "1,2,3,4 ...", prendendo de imediato o espectador. Como passar "despercebida"???
Trata-se de um grande filme (ainda hoje) que conseguiu um feliz casamento com o tema do Bill Haley. Direi mesmo mais, um casamento de bens partilhados e valorizados ao longo dos anos.

JC disse...

http://www.youtube.com/watch?v=8hvbxnShabE

JC disse...

Já agora: o disco, em 78rpm, existia em casa dos meus pais. Eu era criança de idade de um só dígito, mas lembro-me que a música terá feito grande sucesso em Portugal, pois o meu pai, para comprar o disco (lembro-me de ouvir esta conversa lá por casa), teve de o encomendar no VC, pois tinha esgotado ou coisa do género.

Anónimo disse...

O bonito disto tudo é num único click estar tudo o que se quer demonstrar

ié-ié disse...

Sim, também já li uma sábia informação do Rato nesse sentido. Na altura adequada corrigirei...

LT

filhote disse...

Tenho o filme ("Blackboard Jungle"), Ié-Ié, e não resta qualquer dúvida... "Rock Around the Clock", por Bill Haley, é o rastilho!

Aliás, o sucesso da canção, e do Rock'n'Roll, no Brasil, deve-se a esse mesmo filme. Tenho o 10 polegadas brasuca! Lindo, senhores!

LSO disse...

O "Rock Around the Clock" pelo Bill Haley fazia parte do "Blackboard Jungle". Este não foi o filme/"boom" do rock and roll?