segunda-feira, 25 de outubro de 2010

2º E ÚLTIMO EP DO CONJUNTO ACADÉMICO ORFEU (1967)


BELTER - 51.825 - edição espanhola (1967)

Good Bye (Mário Ferreira/António Leitão) - Help Me Please (Mário Ferreira/António Leitão) - Another Girl (Mário Ferreira/António Leitão) - Sad Man (Mário Ferreira/António Leitão)

Quinteto oriundo do Norte e formado à volta de António Leitão e Mário Ferreira, principais compositores.

Da sua discografia consta mais um EP.

Da esquerda para a direita: António Leitão (guitarra), José Lima, Mário Ferreira, Mário Silva (baixo) e José Martinho (bateria).

Por volta de 1964 tocávamos em muitos arraiais no Norte sem ter nome, até que um dia fomos entrevistados numa rádio local da época por um locutor de nome Amadeu Meireles, um senhor da rádio nesse tempo.

Quando perguntou como se chamava a banda, dissémos que ainda andávamos a pensar nisso e de imediato disse: como vamos para o ar dentro de 5 minutos, eu acho que vocês se deveriam chamar Orfeu em homenagem ao deus da Música.

Só juntámos o qualificativo "académico" que era habitual na época para as bandas formadas por estudantes e assim ficou.

Colaboração de Mário Ferreira

8 comentários:

Edward Soja disse...

Puxa, dantes parecia mais fácil haver edições espanholas de discos de artistas portugueses...

Ou, diferentemente, será que hoje é que parece que dantes era mais fácil haver edições espanholas de discos de artistas portugueses... ?

(andará por aí algum dos elementos, calado? Pois que nos fale do conjunto... queremos saber alguma coisa.)

Unknown disse...

Aqui estou a responder a algum interesse manifestado neste blog; só agora o faço porque só hoje a ele tive acesso.
Sou o Mário Ferreira fundador deste grupo em 1963 (se a memória não me atraiçoa) e que durou até 1969 quando a guerra colonial se encarregou de o desmembrar.
Nestes 6 anos, ao mesmo tempo que estudavamos, íamos dando curso ao gosto pela musica; actuamos centenas de vezes, quer em bailes de finalistas, em arraiais que naquele tempo eram às dezenas por ano, gravamos os 2 discos referidos, e só hoje tive o grato prazer de saber que estamos incluidos num duplo CD de 1997 designado Biografia do rock, ou algo assim.
Se houver interesse em saberem mais pormenores, estou à disposição.
Mário

ié-ié disse...

Boa tarde, Mário, eu estou interessado em mais informações através de luistita@gmail.com

Obrigado!

LT

Edward Soja disse...

Ah, em boa hora, amigo Mário...

A internet só é fria se não a humanizarmos...

Em que concelho nasceu o conjunto?
Só (me) falta essa informação...

Abraço e obrigado.
Vá aparecendo mais vezes e dê-nos os seus importantes testemunhos destas coisas.
:)

ad2 disse...

A Marfer tinha uma representação em Portugal e se calhar aconteceu o mesmo com a Belter. Apesar da Madalena Iglésias ter tido algum sucesso não acredito que todos os artistas fossem lançados em Espanha.

http://es.wikipedia.org/wiki/Belter

ad2 disse...

Na net ainda aparecem os contactos e se calhar já acabou há muito:


Discos Belter, Lda.
Rua Constituição 74
Porto
4200-191 PORTO

Comércio a Retalho de Discos, Cd, Dvd, Cassetes e Similares, em Estabelecimentos Especializados.

ié-ié disse...

A Marfer é agora representada pela Movieplay, a Belter licenciou todo o seu catálogo a uma empresa norte-americana, cujo nome nem a própria Belter sabe. "Isso é com os advogados", disseram-me.

LT

Blogger disse...

O grupo era do Porto

Existem 3 temas no youtube

I) Help me

http://www.youtube.com/watch?v=KBFoomwss5o

II) Troppo sola

http://www.youtube.com/watch?v=clYNy193ezI

III) Você e eu (instrumental)

http://www.youtube.com/watch?v=UhU50ZKPRnw