terça-feira, 19 de outubro de 2010

TANTO MAR 01


PHILIPS - 6349.158 - edição portuguesa (s/data, a gravação é de Junho de 1975)

Lado 1

Olé, Olá – Sonho Impossível – Sinal Fechado – Sem Fantasia – Sem Açúcar – Com Açúcar e Com Afeto – Camisola do Dia – Notícia de Jornal – Gota d’Água – Tanto Mar

Lado 2

Foi Assim – Flor da Idade – Bem Querer – Cobras e Lagartos – Gitã – Quem Te Viu Quem Te Vê – Vai Levando – Noite dos Mascarados.

Portugal 1975.

Vivia-se o Processo Revolucionário em Curso, o Brasil vivia em ditadura e Chico Buarque esgalhou “Tanto Mar”, uma bonita saudação ao 25 de Abril, onde aproveitava para nos pedir um pedacinho de alecrim..

Mas foi curta a festa, pá.

“Tanto Mar” foi proibida pela censura brasileira.

A edição portuguesa em vinil é a única que tem a versão cantada de “Tanto Mar”. A edição em CD apenas tem a versão instrumental.


Sei que estás em festa, pá
Fico contente
E enquanto estou ausente
Guarda um cravo pra mim


Eu queria estar na festa, pá
Com a tua gente
E colher pessoalmente
Uma flor do teu jardim

Sei que há léguas a nos separar
Tanto mar, tanto mar
Sei também que é preciso, pá
Navegar, navegar

Lá faz primavera, pá
Cá estou doente
Manda urgentemente
Algum cheirinho de alecrim.

Colaboração de Gin-Tonic

5 comentários:

qim disse...

encontrei um post que refere algumas versões do(s) tema(s):

http://portugal-mundo.blogspot.com/2008/04/tanto-mar-de-chico-buarque.html

Teresa disse...

E o mais idiota é que o CD trazia o mesmo autocolante a dizer "Inclui Tanto Mar - Versão Cantada". E é apenas cantada.
http://gotaderantanplan.blogspot.com/2008/04/tanto-mar-procura-se.html

Candidato-me já à sua versão em mp3, Luís, que a que tenho foi manhosamente gravada do YouTube e é de paupérrima qualidade.

cfc disse...

chegou a ser reeditado pela Rato Records com as duas versões :)

http://ratosreturn.blogspot.com/2008/04/tanto-mar.html

O "Pá" de "Tanto Mar"
Pública, 19/09/2004

Um dia, em resposta a um pedido que José Nuno Martins lhe fizera para que arranjasse maneira do correspondente da RTP no Brasil, Reynaldo Varela, ir filmar um excerto do espectáculo que estava a fazer no Canecão (RJ) com Bethânia, Chico Buarque surpreende o amigo com a oferta de uma fita. Nela estava contida a canção "Tanto Mar" (versão cantada e versão apenas instrumental), acompanhada de uma longa mensagem em que o cantor explicava a génese da obra e fazia um pedido ao amigo português. Conta o apresentador: "Depois de me dizer que a fizera para mim, pedia-me que 'fosse de que maneira fosse' a fizesse ser editada em Portugal, o que - depois de muitas peripécias - viria a acontecer por decisão do Rodrigo Marin, da Philips /Polygram". Apenas a versão instrumental foi gravada no Brasil, então sob ditadura militar. A segunda versão, gravada no início de 1976, refere-se aos acontecimentos do 25 de Novembro.


http://arquivo.pt/wayback/wayback/20041026161439/http://jornal.publico.pt/2004/09/19/Publica/TM04CX01.html

Anónimo disse...

Temos então quatro versões para a mesma canção: a cantada, a instrumental, a ao vivo e a revista. Muita fruta.

Unknown disse...

Por favor amgo, poste a versão de tanto mar para nós! ou pelo menos me passe ela por email se der, quero muito ouvi-la

raphael-toad@hotmail.com