quarta-feira, 26 de maio de 2010

1º ZIP-ZIP FOI HÁ 41 ANOS


O primeiro programa Zip-Zip, na RTP, foi para o ar faz hoje 41 anos!

Participaram na estreia, Fernanda Borsatti, Almada Negreiros, Adriano Correia de Oliveira, Ana Faria, Mariema, Laura Soveral e os conjuntos musicais Zip-Zip e Quinteto Académico+2.

Segundo o "Diário Popular" de 27 de Maio de 1969, o programa surpreendeu o telespectador pela originalidade, pela anti-vulgaridade.

Curiosamente, na madrugada do dia 28, o Quinteto Académico partiu para Lourenço Marques para uma digressão de seis meses por Moçambique, África do Sul, Rodésia e Suazilândia.

Integrado no conjunto, seguiu um novo guitarrista, contratado em Londres e que pertenceu ao agrupamento do cantor John Baldry.

Produzido por Raul Solnado, Fialho Gouveia, Carlos Cruz e Baptista Rosa, o Zip-Zip era transmitido semanalmente, às segundas-feiras, do Teatro Villaret, em Lisboa.

O genérico era de Manuel Pires, a direcção musical de Thilo Krassman.

O indicativo era de Nuno Nazareth Fernandes, executado por José Manuel e Lawrie Brown (do Quinteto Académico) e Quarteto 1111.

Com participação de Nuno Martim (Zé Nuno Martins), o programa tinha cenário de Octávio Ribeiro e direcção de TV de Luís Andrade.

1 comentário:

Sofia Vieira Lopes disse...

Bom dia!
Estou a elaborar uma Dissertação de Mestrado sobre o Zip-Zip e o seu papel na divulgação musical no final da década de 60...

Quem tiver alguma informação, não hesite em contactar-me!

Cumprimentos
Sofia Vieira Lopes