segunda-feira, 24 de maio de 2010

QUINTETO ACADÉMICO


Pedro Correia Vaz Osório - vive em Cascais. É actualmente estudante do 5º ano de Engenharia. Sempre se dedicou à música. Estudou no Conservatório e depois enveredou pelo caminho da música ligeira. Foi o titular do conjunto de "Pedro Osório", que há verca de 4 anos era um dos melhores grupos. no seu género, em Portugal. Actualmente, tinha outro conjunto no Porto que desfez para ingressar, há cerca de um ano, no Quinteto. Toca piano, cravo, órgão e flauta. Gosta de ler ensaios literários e tudo o que envolve problemas filosóficos. Usa geralmente monóculo. Adora andar de motocicleta e a cavalo. Gosta de filmes de Fellini e Ingmar Bergman. Tem um interesse muito particular pela música clássica particularmente Bela Bartok, Bach e Beethoven.

Jean Henri Sarbib - vive na Rua José Florindo, Lote 7, 1º e nasceu no Porto no dia 22 de Março de 1943. Tem olhos e cabelos castanhos e cicatriz no nariz. Toca contrabaixo. Começou a tocar aos 15 anos. Não recorda a sua primeira aparição em público. O seu hobbie é gastar dinheiro. Gosta de Bill Evans, lagosta, caviar, uísque, gin e a sua ambição é ter bastante "bago" e ser bom músico.

Adrien Marcel Ransy - nasceu em Bruxelas, Bélgica. Toca bateria. Inicialmente, estudou e tirou um curso de electrónica. Logo, porém, se dedicou à música e particularmente ao jazz. Foi o director de um dos mais famosos conjuntos da Europa, há cerca de 5 anos, "Les Cousins", embora esse grupo não tivesse tido muita publicidade em Portugal. Venderam centenas de milhares de discos, mas o conjunto acabou por se desfazer depois de se ter apresentado e sido cabeça de cartaz por três vezes no "Olympia de Paris". Logo a seguir, como baterista de jazz, correu os cinco continentes onde tocou em alguns dos melhores conjuntos do género e onde contactou e trabalhou ao lado dos "gigantes do jazz mundial". Entrou em Maio de 1966 para o Quinteto. Adora guiar. O último carro que teve na Bélgica, um "Jaguar E", ficou desfeito num desastre de que, miraculosamente, se salvou. Gosta também de cinema e particularmente da vida nocturna de "boîte". Gosta de ler livros sobre música e filosofia.

Carlos Fernando Soeiro de Carvalho - nasceu em Lisboa. Estudou e está actualmente matriculado na Faculdade de Direito. Contudo, cedo se dedicou intensamente à música, pondo quase de parte os estudos. Formou um conjunto em Lisboa nos primeiros tempos da sua vida artística. Mas logo começou a dedicar-se à música mais séria e passou a corresponder-se e a estudar pelos métodos dos maiores guitarristas de "jazz" do mundo. Entretanto, passou a tocar com regularidade com os elementos do Quarteto de "jazz" do Hot Club. Por essas provas dadas, foi convidado para entrar para o Quinteto há cerca de 2 anos. É também um valioso orquestrador. Gosta imenso de filmes de "suspense", adora a vida nocturna de "boîtes" e todo o tempo livre é dedicado a estudar e a aperfeiçoar a sua técnica de instrumentista. Gosta muito de pratos e culinária esquisitas.

José Manuel Fonseca - vive na Rua Actor Vale, 15, 1º. Foi inicialmente estudante, depois técnico electrónico. Foi um dos fundadores do primitivo Quinteto e, deste, o único que se manteve até à data. Toca sax-alto, tenor e barítono, clarinete e flauta. As suas preferências traduzem-se em construir e desmanchar aparelhos electrónicos complicados e adora ler livros de quadradinhos. Foi um dos 2 elementos que rapou o cabelo há pouco tempo. Como diversão, gosta de filmes policiais.

Álbum da Canção, nº 59, 01 de Janeiro de 1968

2 comentários:

filhote disse...

Bela capa. O Quinteto tinha pinta!

Muleta disse...

era um quinteto de bigodes.... era giro era ir agora às moradas indicadas.... no artigo só falta indicar o nº de telefone. sim, pois nesses dias nao havia telemovel nem e-mail...