terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

ZIP E O CRIADOR DO BONECO


Manuel Pires, então com 26 anos, funcionário da RTP, artista desconhecido, natural de Bragança foi o autor do popular boneco que animava o Zip-Zip na televisão há 40 anos.

Fui convidado a fazer o emblema para o Zip-Zip por Garcia Rosado, o qual também me incitou a criar um boneco-tipo para o programa. Fiz o desenho do emblema mas, depois, desisti de realizar plasticamente o símbolo figurativo do Zip-Zip.

O emblema foi aprovado logo de início pelos responsáveis do programa, os quais, entretanto, já tinham adquirido um boneco-tipo como símbolo. Pediram-me então para conciliar os dois num só arranjo gráfico. O certo é que eu não gostei do boneco que me apresentaram e ao trabalhar posteriormente o emblema já aprovado encontrei a solução plástica do Zip-Zip boneco.

Assim, levei os produtores do Zip-Zip a apreciarem o meu boneco, o qual foi definitivamente aprovado para símbolo do programa -
Diário Popular, 01 de Agosto de 1969.

Já agora, o termo Zip-Zip foi inventado por Raul Solnado numa viagem de automóvel ao Porto.

6 comentários:

Miguel disse...

Adorei o seu blog.

Tenho um mas é muito fraquito ao pé do seu, mesmo assim se quiser dê uma olhadela e se gostar podemos trocar links...

http://themojorising.blogspot.com/

Rato disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rato disse...

Como me encontrava de férias em Portugal nesse Verão de 69, para além de ter assistido em directo à alunagem do Armstrong, tive a boa-ventura de também assistir e ao vivo a algumas gravações do programa no Teatro Villaret. Um deles foi com o Fernando Tordo, de quem eu nunca tinha houvido falar, mas que por acaso se encontrava sentado na mesma fila que eu. Muito magro e de cabelo rapado à escovinha, acho que estava quase de abalada para a tropa, mas ainda foi cantar nesse sábado ao Zip Zip (todos os programas eram gravados com público aos sábados e transmitidos na segunda-feira seguinte, noite em que o País parava frente ao pequeno écran).
Comprei o respectivo boneco (cor-de-rosa e bordejado a negro), que figura na última fotografia tirada no apartamento da Av. Roma ("Tutti Mundi"), antes de eu abalar sózinho para Moçambique, onde iria iniciar o último ano do Liceu. Nessa fotografia o boneco encontra-se entre os ombros do meu pai e os meus, como que hesitante em se me acompanhava na viagem ou se se quedava por cá. Acabei por levá-lo na bagagem. Alguns anos depois regressou também a Portugal e depois do meu casamento ficou a residir em definitivo comigo. Até à sua trágica morte, por entre os dentes afiados da minha Nikita, uma cadela pincher que um dia o despedaçou por completo. Nem deu para lhe fazer um funeral digno...

Anónimo disse...

Os pinchers são maus como as cobras!

filhote disse...

O meu pai tem um desses bonecos em casa. Os Claves foram ao Zip Zip...

Anónimo disse...

Não sei bem qual é o mais feio.......se o boneco......se o autor.
Támbém cá tenho um ou dois, acompanhados dos primeiros esboços e da 1ª maquete.......e algumas v ariantes.......um deles até tem braços, deu-me jeito para o por a fazer algo ùtil.....ser trapezista, ùnica maneira que encontrei para o "impingir" aos meus sobrinhos quando apareciam lá por casa e era preciso entretê-los.......ou meter-lhes medo