quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

6º EP DO CONJUNTO ACADÉMICO JOÃO PAULO (1967)


COLUMBIA - SLEM 2269 - 1967

Poema De Um Homem Só (Sérgio Borges) - Monday, Monday (John Phillips) - Oásis (A. Mateus/João Paulo/Carlos Alberto) - When A Man Loves A Woman (Lewis/Wright)

Em plena "tournée" por África e precisamente no caminho de Porto Alexandre para Moçâmedes, João Paulo e Carlos Alberto, inspirados no passeio que tinham dado pelo deserto, chegaram ao hotel e no piano instalado na sala, compuseram "Oásis".

O arranjo, feito pelo Conjunto, processou-se mais tarde na Escola Prática de Infantaria, em Mafra.

A letra tem a particular curiosidade de ter sido feita por um senhor oficial que, assistindo a alguns dos seus ensaios e apaixonando-se pela melodia, se inspirou e, sem que eles dessem por isso, apresentou-lhes o seu trabalho.

Pela primeira vez, numa composição de sua autoria, admitiram letra de um estranho, só porque reconhecram nema um poema extraordinário.

Quanto ao "Poema De Um Homem Só", já composto há mais de um ano, com letra e música de Sérgio, considero um dos melhores trabalhos do Conjunto, se não o melhor.

Destinava-se a concorrer ao Festival da Eurovisão de 67. Tinha uma fé extraordinária nesta composição, guardada religiosamente para o efeito, motivo por que, antes, não fôra gravada, mas um imprevisto de última hora (uma simples falta de tempo de Sérgio, motivada por afazeres militares), proibiu a entrega do trabalho na manhã do passado dia 10 de Dezembro de 1966, data em que expirava o prazo da mesma.

Seria esta a grande canção que poderia representar Portugal em 1967?

No Carnaval do Monumental, Sérgio submeteu-se à apreciação do público e "ele" disse-lhe, frenèticamente... SIM! Aqui fica uma sugestão.

Esperemos que o público e a crítica se pronunciem. Eu... continuo com imensa fé.

Quanto a "Monday, Monday" e "When A Man Loves A Woman", foram gravados por terem constituído enorme êxito nos úlrimos espectáculos, quer pelo seu arranjo, quer pela sua interpretação.

No seu primeiro disco, que Henrique Mendes muito bem apresentou, dizia o famoso locutor que todos cortavam o cabelo. Continuam na mesma, agora num "curto" quási à inglesa de outros tempos.

Aproveito o ensejo para vos apresentar o sonoplasta Luís Rogério, a quem cabe a responsabilidade do jogo de luzes nos espectáculos, que por favor do público, têm dado muito que falar e que, por acaso, também corta o cabelo... sim, porque como sabem, estão todos na tropa.
Texto de José Farinha na contracapa do disco

Sem comentários: