segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

RESTAURANTE QUINTA DE CABRIZ


O restaurante Quinta de Cabriz não é muito fácil de encontrar. Fica na zona industrial de Carregal do Sal, distrito de Viseu. Mas chega-se lá.

Renegando uma recomendação de Luís Mira, fui mesmo para um tinto Quinta de Cabriz (tinha de ser!) para acompanhar um belo, mas que belo!, cabrito.

Para voltar!

Ah! O símbolo da Quinta que está no rótulo é uma casa privada, que se encontra fechada, situada em Travanca de S. Tomé, não muito longe.

12 comentários:

etarra disse...

uma pequena rectificação.
o vinho já não é de "quinta", por esse motivo a marca passou simplesmente para "cabriz".

JC disse...

Porque razão o LM não tinha recomendado o vinho? A marca tem uma bela gama de tintos do Dão (mais recomendáveis do que os brancos), a preços se supermercado a partir dos €3.

ié-ié disse...

LM não recomendou o vinho, porque aconselhou um espumante. Não foi por desmerecer o agora "Cabriz".

Eu sou um nabo nestas coisas, mas prefiro o espumante para o leitão.

Já agora, por que razão o espumante é aconselhado para o leitão?

LT

Luis Mira disse...

Eu acho que não recomendei nada porque, quando falei, já o Luis lá tinha ido... Eu presumi que...

E a razão é simples: bailar ainda na minha memória o excelente cabrito que lá comi no dia 28 de Dezembro do ano passado, acompanhado por um espumante que estava divinal!

Mas não me repugna nada acompanhar o cabrito com um bom tinto. O leitão, esse é que já não escorrega tão bem...

JC disse...

O espumante (genericamente, incluindo os "champagne, "cava", etc) é recomendado para tudo: pode acompanhar-se uma refeição do princípio ao fim só com espumante. Mas eu, que não gosto do "porcino infante" nem sou fanático de espumantes, acho que os ditos "brutos" vão especialmente bem com carnes brancas e o leitão anda por essas cores. Tradicionalmente - ou melhor, nos últimos 20 anos, para ser mais exacto - na minha família acompanha-se o perú de Natal, tb uma carne branca, com espumante, normalmente rosé ou tinto. Comidinhas pouco sérias vão bem com vinhos frívolos, diria...

ié-ié disse...

Ah! Ah! Ah!

LT

gin-tonic disse...

Caramba! Como a ignorância tem fama de ser atrevida, também bota faladura.
Com qualquer assado de forno o espumante fica bem. Peixe ou carne. Por ele segue os brutos branco, mas há quem acompanhe os assados de carne com bruto tinto.
Não morre de amores mas nunca recusa...
Isto veio um pouco com a idade porque noutros tempos, espumante marchava com tudo, por exemplo bolos secos da Fábrica Triunfo, aqui não era bem espumante era um vinho gaseificado que o merceeiro oferecia pelo Natal.
Mas não pode esquecer, nunca esquecerá, nos, anos 60, em Queluz seis garrafas seis de espumante doce a acompanhar sardinhas de conserva, garrafas que um cliente dera ao Valdemar.
Podes preparar os cocos, JC!...

Karocha disse...

LooooLLLL gin-tonic


Antigamente a Raposeira fazia um tinto bruto!

JC disse...

Deixa os cocos... Eu comecei por dizer que espumante ia bem com tudo. Acrescento que até sozinho. Ou não foi? Depois é uma questão pessoal... discutível... Mas sempre acharei tal coisa uma bebida frívola... Mas espumante doce c/ sardinhas de conserva... até me dá vómitos, oh Gin-Tonic!

JC disse...

Eu comemorei o último título do "glorioso" c/ um Aliança tinto bruto: era a cor mais próxima do "glorioso"!

Anónimo disse...

Ainda te lembras disso, JC?

etarra disse...

pois eu vou festejar o título do braga ou do porto, tanto faz, com um terras do demo da cooperativa agrícola do távora.