sexta-feira, 7 de novembro de 2008

1º EP DO CONJUNTO ACADÉMICO ORFEU


ALVORADA - AEP 60791 - edição portuguesa (s/data)

Nivran (Welch/Marvin/Harris) - Você E Eu (Walter Wanderley) - O Fado Mora Em Lisboa (Aníbal Nazaré/João Vasconcelos) "Só ("Uno Pensando A Te") (Nicola Deliano)

Não abunda a informação sobre este conjunto que editou, pelo menos, mais um EP com "Good Bye", "Help Me Please", "Another Girl" e "Sad Man" (BELTER 51.825), em 1967.

Rezam as crónicas que era mais um conjunto virado para os bailes de estudantes e festas de finalistas, formado à volta de António Leitão e de Mário Ferreira, que assinavam os arranjos.

8 comentários:

JC disse...

"Nivram" deverá ser o original dos Shadows, anagrama de Marvin.

ié-ié disse...

Sim, sim!

LT

dêlê disse...

Se é anagrama tá mal escrito no post.

NARVIN :)

Carlos disse...

Olá,

Também andei pesquisando nos meus registos e apontamentos e pouco tenho deste grupo. Mas, por pouco que seja...grão a grão enche a galinha o papo...
Aqui vai o que consegui descobrir:
CONJUNTO ACADÉMICO ORFEU
O “fox blue” instrumental “Nivran”, de 1966, é puro “easy listening” para consumo em salões de bailes de finalistas. Com xilofone e a displicência do Conjunto Académico Orfeu. Também é deles “Cosmovisão”, um tema progressivo de 30 minutos, que muitos puderam ouvir num espectáculo do grupo ao vivo, em Sintra, mas que nunca chegou a aparecer em disco. Aqui, a banda, que chegou a ter como vocalista Lena d’Água, lança-se nos seis minutos de “Cristine (assim mesmo, sem “h”...) goes to town” (1971), com guitarras em mutação e vocalização em inglês num “prog” à Uriah Heep, mesclado de “rhythm ‘n’ blues”, como era corrente em Inglaterra, nessa altura.
Este grupo foi um dos muitos “Conjuntos Académicos” da década de 60, que animavam bailes de estudantes e festas de finalistas, este Conjunto, formado à volta de António Leitão e Mário Ferreira, foi responsável pela introdução na formação clássica de guitarras e bateria, o piano, o órgão e o xilofone.
Tema NIVRAN:
Fox Blue (Instrumental) - musica de Welch/Marvin/Harris com arranjo de Mário Ferreira.
Abraço,

Carlos

Jack Kerouac disse...

Eh pá...há aí uma mistura, quem teve a Lena D´Agua como vocalista, e gravou o "Cristine Goes To Town" foram os Beatniks, que eram da Amadora e dos quais ainda conheci uma das últimas formações, que foram várias. Não tenho ideia que existe alguma ligação entre os 2 grupos, mas isso já não afirmo.

filhote disse...

O melhor é consultar a "bíblia" do António Duarte, ehehehehehe...

ARISTIDES DUARTE disse...

Claro que o "Cosmonicação" era dos Beatnicks de Lena D'àgua e Ramiro Martins.

ié-ié disse...

Nem uma linha, Filhote, nem uma linha!

LT