sábado, 27 de dezembro de 2008

LES FANATICS


ALVORADA - AEP 60635 - 1964

Vautours (Pierre Klein) - Karin (Alain Thibaut) - The Sptonick Theme (Bo Wimberg) - Comete (J. Adolphe)

Constituídos no Liceu Francês, em Lisboa, os Fanatics, conjunto instrumental, tiveram uma primeira formação (a do disco) com Alain Thibaut (guitarra), Alain Staufner (baixo), José Carlos da Maia (guitarra) e Michel Costa (bateria).

Numa 2ª ou 3ª versão, já com Luís Duarte em vez de Alain Staufner, o grupo ganhou Prémio Flama, que era o Globo de Ouro da altura.

Jaime Queimado, que também foi dos Telstars e dos Gentlemen, António Sousa Freitas, mais tarde do Conjunto Universitário Hi-Fi, e Alfredo Laranjinha também fizeram parte da banda em momentos seguintes.

No coro, havia três amigas: Katie (suiça-alemã), Marianne (anglo-francesa) e Nicole (francesa-argelina).

Houve mudanças quase radicais das músicas do disco e passou-se a tocar Sylvie Vartan ("Si Je Chante", etc), Shadows, como não podia deixar de ser, e outros, quase sempre em francês, lembra Luís Duarte.

Na primeira vinda da Sylvie Vartan (14 de Março de 1964, no Monumental - nota do editor), nós fizémos a primeira parte e depois deliciamo-nos com o espectáculo dela, sentados no chão no palco, junto á cortina da boca e a poucos metros dela. Éramos todos fãs incondicionais dela.

Fomos em cruzeiro à Grécia contratados para tocar para a juventude no paquete "Santa Maria", parando aqui e ali. Foi assim que fiz os 17 anos, era aluno do Liceu Francês.

Fizémos algumas gravações na Emissora Nacional graças à Ti Leonor que eram apresentadas nos Domingos de manhã num programa cujo nome não me lembro.

Fomos o primeiro conjunto apresentado no programa da RTP do Júlio Isidro e do Lobo Antunes.

Andámos por este País no Comboio da Alegria, até em Praças de Touros tocámos. Fomos a poucos concursos do Vasco Morgado (não participaram no Concurso do Monumental - nota do editor) e até tocámos no espectáculo de revista do Badaró no Teatro Avenida e no Capitólio, no Parque Mayer.

Assim me lembro, agora, com 61 anos, da minha juventude. E com 17 anos entrei para a Força Aérea, remata Luís Duarte.

18 comentários:

Vicky Paes Martins disse...

Ó Luis, faltou mencionar o tema q vcs,tocavam ao vivo, o "Mon Canotier",do Maurice Chevalier, se não me falha a memória, em que vcs enfiavam o tal Canotier, "palhinhas", na carola.
Corrige-me se estiver enganado, mas eu só me lembro do Michel Costa na batera.
Ficou-lhe o jeito para pegar nas colheres.
Aliás nesta capa é ele com as baquetes na mão.Não é?
Abraços, e um Bom Ano

Anónimo disse...

Não sabia que o Chef Michel tinha um passado musical, sempre pensei que ele fosse mais bolos :-)

JC disse...

1. O programa era o "Nova Onda", onde tocava o Gonçalo Lucena? Estou longe de ter a certeza.
2. A irmã do Alain Thibaut (Bernadette) era bem gira...

Anónimo disse...

Este Luís Duarte, baixista, tem alguma relação com o Luís Duarte, baixista e arranjador, que tocou com quase meio mundo e que integrou a última formação do Quarteto 1111?

daniel bacelar disse...

Que me lembre,o Michel era o vocalista dos Les Fanatic's e sempre que o encontrava tempos depois dizia-me sempre o mesmo com aquela sua pronuncia carregando nos RRs
Ainda não fôste ao meu RESTAURRRRANTE!!!

Anónimo disse...

Vicky e Daniel Bacelar que eu conheci nos tempos em que o Daniel era Tráfego da TAP.O Michel nas versões anteriores era o baterista. Daí o disco ele ter as baquetas .Depois foi a versão que eu integrei o grupo ( não sou o Luís Duarte músico/compositor )com o nosso amadorismo de música de ouvido.Para informação dos que o conheciam , Alain Thibaut faleceu há uns tempos .
Litó (V.B.)

daniel bacelar disse...

Caro Litó
As minhas desculpas!!!
Só agora vi os teus dois comentários,e pelos vistos conheces-me pois trabalhei na TAP (load-control)41 anos estando agora reformado.
Para não estarmos aqui a encher o blog do Luis com conversas particulares,podes contar-me como me conheceste na TAP para DBACELAR@GMAIL.COM ou DANIELBACELAR@MSN.COM
Confesso que esta "môna" já não funciona como antigamente e nãome estou a lembrar de ti nas aviações.
Um abraço

Alfredo Laranjinha disse...

Não sei se algum deles ainda se lembra. Toquei com os "Les Fanatics" num espectáculo no Teatro Sá da Bandeira no Porto. Vestimos de Smoking de veludo azul, lacinho vermelho e calças cinzentas ( talvez a bandeira francesa). Eramos colegas no Liceu Francês e eu fui substituir o Zé Maia. A viagem foi um espanto, com os Gatos Negros numa carrinha VW. Com aparelhagem e tudo!!??. E a dormida na "Chic Pension" no Porto? Acho que fizemos a primeira parte do Vitor Gomes e tocámos para fechar o "Le canotier" que usámos e que atirámos para o público no fim.
O Zé Santos Fernandes, quando apresenta os "Rockfellas" diz sempre que toquei nos "Fanatiques". Foi só naquela noite mas, foi muito bom!!
Boa recordação. Gostava de beber um copo com eles.
Um abraço do Alfredo Laranjinha

Alfredo Laranjinha disse...

Não sei se algum deles ainda se lembra. Toquei com os "Les Fanatics" num espectáculo no Teatro Sá da Bandeira no Porto. Vestimos de Smoking de veludo azul, lacinho vermelho e calças cinzentas ( talvez a bandeira francesa). Eramos colegas no Liceu Francês e eu fui substituir o Zé Maia. A viagem foi um espanto, com os Gatos Negros numa carrinha VW. Com aparelhagem e tudo!!??. E a dormida na "Chic Pension" no Porto? Acho que fizemos a primeira parte do Vitor Gomes e tocámos para fechar o "Le canotier" que usámos e que atirámos para o público no fim.
O Zé Santos Fernandes, quando apresenta os "Rockfellas" diz sempre que toquei nos "Fanatiques". Foi só naquela noite mas, foi muito bom!!
Boa recordação. Gostava de beber um copo com eles.
Um abraço do Alfredo Laranjinha

Alfredo Laranjinha disse...

Não sei se algum deles ainda se lembra. Toquei com os "Les Fanatics" num espectáculo no Teatro Sá da Bandeira no Porto. Vestimos de Smoking de veludo azul, lacinho vermelho e calças cinzentas ( talvez a bandeira francesa). Eramos colegas no Liceu Francês e eu fui substituir o Zé Maia. A viagem foi um espanto, com os Gatos Negros numa carrinha VW. Com aparelhagem e tudo!!??. E a dormida na "Chic Pension" no Porto? Acho que fizemos a primeira parte do Vitor Gomes e tocámos para fechar o "Le canotier" que usámos e que atirámos para o público no fim.
O Zé Santos Fernandes, quando apresenta os "Rockfellas" diz sempre que toquei nos "Fanatiques". Foi só naquela noite mas, foi muito bom!!
Boa recordação. Gostava de beber um copo com eles.
Um abraço do Alfredo Laranjinha

Anónimo disse...

Laranjinha:
Olha também eu gostaria de beber um copo com a malta que sobrou . O Michel é o único que ainda se apresenta por telefone o resto nunca mais soube deles . O Alain morreu o Tó Freitas meu amigo de infância que tocou bateria com toda a gente TelStars, Gentleman e mais uma série , fechou-se em copas . O Toy Queimado era Aspirante quando cheguei da guerra, nunca mais . O Fernando Tordo anos depois demos dois dedos de conversa ,o Duarte Mendes também anda metido nas coisas da tropa, etc............Abraço Alfredo até um dia destes.
Litó

Tó Freitas disse...

Litó, sou o Tó Freitas. quando quiseres liga-me para revermos outros tempos....um grande abraço. 934931892.

Anónimo disse...

Boas a todos os Fanatics e elementos do blog.
Eu sou um apreciador deste grupo.
Ando à procura de uma guitarra destes tempos, uma EKO salvo erro EKO 500, se não estou enganado, se estiver corrijam-me.
Quem quiser entrar em contacto comigo se souber de alguma ou quiser vender alguma, deixo o meu e-mail: gilmour@portugalmail.pt

Deixo também os links dos videos das faixas do disco dos Fanatics:

Comete:
http://www.youtube.com/watch?v=T-4v_qthv1E&feature=endscreen

Vautours:
http://www.youtube.com/watch?v=NuGkfbP-DhM&feature=endscreen

The Spotnick Theme:
http://www.youtube.com/watch?v=r6P85ctqFL0&feature=relmfu

Karin:
http://www.youtube.com/watch?v=BqdE9MVlCQ0&feature=relmfu

Obrigado e cumprimentos

Nêspera disse...

Boa tarde,

Mais um contributo: a Kathy (suíça-alemã) do coro, era a minha mãe.

ié-ié disse...

Muito bom saber, mas o livro já está fechado. De outro modo, poderia recolher o seu testemunho. Obrigado!
LT

Unknown disse...

Levei tempo mas descobri como é que se chamava a minha viola baixo
Era só a Fender Precision Bass

Vi também agora as saudações da ou do descendente da Katie
Abraço
Litó Fanatics

minkowski disse...

Boa noite,

"Fomos em cruzeiro à Grécia contratados para tocar para a juventude no paquete "Santa Maria", parando aqui e ali. Foi assim que fiz os 17 anos, era aluno do Liceu Francês."

Infelizmente desconhecia a existência da vossa banda. Somente quando começei a pesquisar sobre o navio Santa Maria é que dei de caras com este blog. O meu bisavô foi uma pessoa muito interessante. Falava imenso das viagens que fez e repetia vezes sem conta este cruzeiro que fez à Grécia, neste mesmo paquete.

O que sempre me intrigou foi a maneira como ele descreveu esta viagem. Como tendo sido a melhor da vida dele. Onde encontrou o verdadeiro amor, onde desenvolveu o gosto pela poesia e pela música, e por aí fora.

Reparei que vários elementos da banda comentaram neste post. Gostaria de saber se há possibilidade de algum deles me relatar, da perspectiva deles, esta viagem - este cruzeiro, no Santa Maria. Tinha uma grande estima pelo meu bisavô, e só agora, passados tantos anos é que dou por mim a reviver o que ele me dizia, e tentava ensinar.

Deixo o meu email caso algum membro da banda esteja interessado, ou tenha algo a dizer sobre esta viagem épica, segundo o meu bisavô.

Obrigado.

minkowskiquadri@gmail.com

Anónimo disse...

E mais uma pessoa