sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

CARLOS MENEZES


ALVORADA - AEP 60471

Lisboa É Um Sonho - Rosinha Dos Limões - Lisboa À Noite - Berlenga Maravilhosa

Carlos Menezes era o guitarrista de Shegundo Galarza e ensinava a arte de tocar na Gouveia Machado em Lisboa.

Ainda guardo religiosamente um autógrafo de Carlos Menezes de 1962!

10 comentários:

daniel bacelar disse...

Ora aí está mais uma prova de que Antonio Gouveia Machado e a sua casa na rua de S.José era um autêntico templo dedicado á música.
Carlos Menezes era o máximo,um virtusissimo guitarrista que brilhava no Conjunto (naquela altura chamava-se assim)Shegundo Gallarza e dava lições de guitarra nesta saudosa casa totalmente dedicada á música e frequentada por todos nós,("putos" naquela altura).
Carlos Menezes,era um timido,quase que não se ouvia,escutava muito,mas era dificil arrancar-lhe qualquer coisa.
Agora quando puxava da sua guitarra ou "Harpa Havaiana" ou "steelguitar" (como lhe chamam na country music)e com um sorriso se punha a dedilhar aquilo como podemos ver na fotografia deste artigo,o silêncio era total e o pessoal adorava aquilo.
Julgo que já faleceu (se estou enganado,as minhas desculpas,mas últimamente tenho morto pessoas que mais tarde venho a descobrir que estão vivas,aidade já não perdôa!!)
Fica a eterna saudade DE ALGUÉM que como ANTONIO GOUVEIA MACHADO representou tanto para nós jóvens "roqueiros" naquela altura

Fantomas disse...

Por acaso está bem vivo. É professor de viola de um amigo meu :)

daniel bacelar disse...

Caro Fantomas
Deste-me uma enorme alegria ao comunicares que o Carlos Menezes,o sr.Carlos Menezes como nós putos de 18-19 anos naquela altura o tratávamos com todo o respeito e veneração.
Neste momento tenho 65 anos,portanto estás a ver,o nosso amigo neste momento deve estar com oitenta e muitos,e como outro dia soube da morte do Shegundo Gallarza,associei os dois,e matei o homem antes de tempo.
Se ele vier a saber desta "gaffe",as minhas desculpas,não é por falta de consideração,mas quando começamos a chegar a esta idade,é vulgar estarmos a relembrar alguém dessa época e virmos a saber que já cá não está.
Qualquer dia calha-me a mim,mas estou certo que quando chegar lá a cima,se organizará uma banda do caraças!!!
J.CRISTO!!!!!!PÔE-TE A PAU,POIS ACABARÃO AS MISSAS,NOVENAS E CANTOS GREGORIANOS...SE É QUE O ELVIS JÁ NÃO TE DEU CABO DA CABEÇA!!!

Fantomas disse...

Se quiseres, posso arranjar o nº de tele dele :)

daniel bacelar disse...

Caro Fantomas
Muito obrigado,mas o Carlos Menezes não faz a minima ideia de quem sou eu.
Eu era um dos muitos "putos" que bebiam com os olhos toda a maestria do grande músico que era o sr.Carlos Menezes

Anónimo disse...

Ainda por cima, o senhor Daniel Bacelar está mais transformado nestes últimos dias num autêntico cangalheiro! ke eu tenha reparado já enterrou alguns k outros tiveram de ressuscitar! ah! ah!

anónimo das 18 e tal

daniel bacelar disse...

Caro Anónimo
Tens carradas de razão e eu pecadôr me confesso.
Não queiras saber a frequência com que em conversas com a rapaziada do meu tempo,se fala no nome de alguém e vem a triste novidade de que já faleceu.
É bastante doloroso e nem queiras saber a alegria que sinto quando venho a descobrir que eram boatos e afinal o "morto" está vivinho da costa.

Zeca do Rock disse...

Carlos Menezes foi o guitarrista convidado pelo Manuel Viegas para tocar no conjunto que me acompanhou no meu disco (Nazaré-Rock, Sansão foi enganado, etc).

Grande profissional!

Anónimo disse...

Boa noite,

Hoje, dia 25/12/2009, passei a consoada com o meu tio em minha casa. Como o senhor nunca tinha visto um computador à sua frente, resolvi mostra-lhe o meu portátil e as suas potencialidades e qual não foi o nosso espanto quando ao realizar uma pesquisa no Google demos com este blog e os post's que acima constam. O meu tio ficou muito emocionado como há muitos anos não lhe acontecia. Como presumo que já tenham adivinhado, o seu nome é Carlos Menezes e em conversa com o meu pai rapidamente idealizámos um encontro entre os membros deste blog e o meu tio. Assim, caso estejam interessados em efectuar um encontro ou uma sessão no qual o meu tio possa efectuar uma "private session" para vós entrem em contacto comigo, pois era uma óptima homenagem que lhe poderiam prestar ao seus 89 anos de idade. Como podem verificar se efectuarem uma pesquisa no youtube, o meu tio continua a ser um virtuoso da guitarra com esta idade e todos os elogios que lhe teceram deixaram-me a mim (e a ele) muito sensibilizados. Caso aceitem esta proposta agradecia que me contactassem depois do dia 4/1/2010 para o seguinte contacto: Eduardo Carreiro Tlm. 96 68 68 833.

Bem Hajam

Luis PF disse...

O maior icon da guitarra eléctrica em Portugal. Na página Jazz no País do Improviso afirmavam, na altura do recente concerto em sua homenagem em Setembro passado: Carlos Menezes, o primeiro músico de jazz português reconhecido internacionalmente e o pioneiro na introdução da guitarra eléctrica em Portugal. A estreia deste instrumento – então amplificado de forma improvisada – ocorreu na boite Nina, em Lisboa, por volta de 1944. Steve Race, crítico de música da prestigiada revista Melody Maker, colocou-0 no dicionário dos grandes guitarristas mundiais, tornando-o o primeiro jazzman português a internacionalizar-se como tal
Luis Pinto de Freitas