sábado, 4 de julho de 2015
COCA COLA EM PORTUGAL
Ao fim de décadas de oposição das autoridades portuguesas, a Coca-Cola chega a Portugal a 4 de Julho de 1977, faz hoje 38 anos.
A bebida já tentara entrar no País várias vezes. Numa delas cruzara-se com Fernando Pessoa, redactor numa agência publicitária: primeiro estranha-se, depois entranha-se.
Salazar sempre se opôs, excepto nas colónias: preocupações com a saúde (por causa do teor de cafeína) e com a sobrevivência da indústria nacional (refrigerantes e até vinho).
Com o 25 de Abril iniciam-se longas negociações. Envolvem-se o ministério da Saúde e a secretaria de Estado da Indústria Ligeira.
Até o "Wall Street Journal" ironiza sobre o papel da Coca-Cola nas relações entre o governo português e a administração Carter.
Em Janeiro de 1977, um consórcio luso-suiço recebe finalmente luz verde.
A 4 de Julho, 30 mil grades saem da fábrica da Super Sumos para distribuição na região de Lisboa, de Setúbal a Mafra. O resto do País terá de esperar mais uns dias.
O lançamento da bebida custou 10 mil contos e o investimento foi de 100 mil contos: 150 empregos, 10 mil garrafas/dia, 6$00/6$50 pagos ao balcão.
Fonte: "LX 70", D. Quixote, 2014
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário