terça-feira, 28 de outubro de 2014

TRIPES PARA NUNCA MAIS ESQUECER


ISLAND -   ILPM 9570 - edição original (1979)

Side One

Broken English – Witches' Song – Brain Drain (Brierley) – Guilt (Barry Reynolds)

Side Two

The Ballad Of Lucy Jordan (Silverstein) – What’s The Hurry (Joe Mavely) – Working Class Hero (John Lennon) – Why D’Ya Do It

Provavelmente vai adiantar-se ao dono do Kioske, mas não resistiu.

Longínquas, e sempre presentes, lembranças da voz e das canções de Marianne Faithfull, ouvidas num velho gira-discos em que os altifalantes serviam de tampa do dito.

Um disco fabuloso, essa canção espantosa que é «Ballad Of Lucy Jordan» que Marianne diz ser a melhor canção que compôs – mas ela tem tantas mais! - e que não por acaso acompanha parte das loucuras de Susan Sarandon e Geena Davis em «Thelma & Louise», filme de Ridley Scott.

Para lançar «Give My Love To London», último trabalho de Marianne, o «Ipsilon» invocou meio de século de pecado e em que Marianne diz que a sua voz está muito melhor desde que deixou de fumar.

Mas os vícios tornam as canções mais reais, concluiu em tom de provocação, sua eterna imagem de marca.

Disso mesmo se lembra Lucy Jordan com o entardecer a bater nos seus olhos.

Deu-lhe um grande gozo voltar a ouvir o vinil, riscadinho q.b.

E em tempo de pecados nada melhor que percorrer as diversas tiradas que Keith Richards,  na  sua «Life», deixa sobre Marianne Faithfull.

Como esta:

Só depois disso chegaram os dois a Tânger, acompanhados da Marianne, que ia ter com o Mick a Marraquexe. O Brian estava tão combalido que a Anita e a Marianne, qual competentes enfermeiras, tiveram a brilhante ideia de lhe dar ácido no avião, para ver se ele arrebitava. Elas próprias acabavam de passar uma noite em branco e a ácido. Quando finalmente chegaram a Tânger, um incidente junto à loja do Ahmed instalou o pânico. O sari da Marianne (única peça de roupa que trazia vestida) ficou preso algures e desenrolou-se, deixando-a subitamente nua no casbá.

Abençoada.

Colaboração de Gin-Tonic

Sem comentários: