terça-feira, 28 de outubro de 2014

CINEMA MUNDIAL


Sala localizada no nº 12 A da Rua Martens Ferrão (Picoas, Lisboa) e inaugurada em 1964. 

Foi uma das salas mais populares a seguir ao 25 de Abril, por causa da programação de filmes polémicos. 


Foi lá que vi dois deles, até hoje inesquecíveis (por razões diversas): o "Saló", do Pasolini, em Setembro de 1976 e em Fevereiro de 1977 a 2ª parte do "1900" de Bertolucci (a primeira correu, em simultâneo, no cinema São Jorge). 


Mais tarde o cinema dividiu-se em 3 salas, mantendo-se a antiga plateia como a maior delas. 


O Mundial foi sabendo sempre adaptar-se enquanto à sua volta iam crescendo os arranha-céus e as superfícies comerciais e se multiplicavam as torres de escritórios. 


Entrou no novo milénio já sem a afluência de outros tempos, e em 2004 acabaria por encerrar e perder a guerra com os complexos multi-salas dos centros comerciais que foram abrindo na zona. 


Em 2005 foi convertido para espectáculos teatrais mas a partir de 2006 deixou de ter um programa contínuo, encerrando quase em definitivo.


In Rato Cinéfilo

PS - a imagem foi obtida no dia 27 de Outubro de 2014.

4 comentários:

Jack Kerouac disse...

Aí ao lado eram as Caves Mundial, e para a minha geração, as grandes Matinées do Acapulco e depois Crazy Nights, certo, Filhote ?

ié-ié disse...

Crazy Nights não era na rua ao lado? Acho que cheguei a lá ir...

E Caves Mundial é onde agora está o Black Tie?

LT

Jack Kerouac disse...

Lembro-me que havia uma porta que ligava o Acapulco/Crazy Nights às Caves Mundial, por dentro, mas as entradas eram em ruas diferentes sim.

filhote disse...

Sim, Jack, e sim, Ié-Ié... e essa porta que ligava o Acapulco ao Crazy Nights ainda existe... hoje, é um pouco mais "secreta" e liga o Black Tie ao Mussulo (discoteca de música africana)...