quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

CAIXA DO DUO OURO NEGRO


iPLAY - 5 604931 170983 - 2010

Caixa de 4 CDs com o essencial do Duo Ouro Negro, um dos nomes (então) portugueses mais internacionais dos anos 60/70, juntamente com Amália Rodrigues.

O primeiro CD é subordinado ao tema "Espírito Blackground", o segundo aos "Grandes Sucessos", o terceiro às "Versões" e o quarto e último ao "Tradicional Angolano".

Mal-amado pela crítica portuguesa, o Duo Ouro Negro foi um dos pioneiros nacionais da chamada world music, vertendo para sons mais modernos as canções tradicionais de Angola, terra natal dos dois músicos. Foram os inventores da kwela, ritmo africano electrizado.

"Tiraram Angola do gueto", diz Bonga.

Só depois do desaparecimento físico do duo, a indústria discográfica tem dado alguma atenção à sua carreira musical de que esta caixa é um exemplo... exemplar!

Ultimamente saiu "Perfil", como já tinha sido editado e reeditado "Kurikutela!" e o colectivo Muxima (Janita Salomé, Filipa Pais) homenageando o duo com um CD de versões.

Os 4 CDs, num total de 73 canções (quase 3 horas e meia de música), abrangem um período entre 1960 ("Kurikutela", "Kangrima", "Tala On N' Bundo", "Maria Candimba", "Kabulo" e "Mana Fatita", com Sivuca) e 1975 (gravações de "Epopeia/Lamento do Rei", com o Conjunto Kalungas 4).

E são muitos os discos representados nesta caixa como "Muxima" (1960), "Angola" (1960), "Rebita" (1961), "N'Guina Kaiábula" (1962), "Mulowa Africa" (1967), "Blackground" (1971), e "Africaníssimo" (1971), os primeiros ainda com Ouro Negro como trio.

Pena que as gravações feitas em França, para a Pathé Marconi. como "La Kwela" propriamente dita não tenham podido ver o seu caminho até esta caixa.

Além de Sivuca e do Conjunto Kalungas 4, o Duo Ouro Negro gravou também com Thilo's Combo, Jorge Machado, Conjunto Mistério e músicos como Zé Nabo, Adrien Ransy (Quinteto Académico) e Kevin Hoidale (Objectivo).

Como curiosidades, assinale-se que a Filarmónica Fraude deve o seu reconhecimento ao Duo Ouro Negro e que foi o Duo Ouro Negro um dos primeiros a organizar em Portugal um festival ié-ié.

3 comentários:

Anónimo disse...

belíssimo!

Karocha disse...

Quanto aos críticos portugueses, nem ligo LT, ele é na música tal, como no cinemas!!!

rui rosalis disse...

como posso baixar? tem possibilidade de enviar o Link? obrigado