quarta-feira, 25 de novembro de 2009

HOUVE AQUI ALGUÉM QUE SE ENGANOU...


SOM/POLYGRAM- 603306 - 1982

Face A

Travessia do Deserto – Queixa das Jovens Almas Censuradas – Vá…Vá… - A Morte Nunca Existiu

Face B

Fado da Tristeza – Fado Penélope – Qual É A Tua, Ó Meu? – Eu Vim De Longe, Eu Vou Pr’ra Longe

Face C

Inquietação – Não Te Prendas A Uma Onda Qualquer – Linda Olinda – Treze Anos, Nove Meses

Face D

Sopram Ventos Adversos – Eu Vi Este Povo A Lutar – Ser Solidário

Podemos renegar toda a herança dos Capitães de Abril, menos isto. Eles insultaram-se, prenderam-se uns aos outros, conspiraram, fizeram golpes e contragolpes, levaram o país ao caos. Mas nenhum foi capaz de dar um tiro nos cornos de um amigo.

A amizade entre Otelo e Vasco vinha dos tempos da guerra da Guiné, do MFA e do PREC. Mas em Novembro de 75 encontravam-se à frente, respectivamente, de dois movimentos opostos. O país esteve a um palmo da guerra civil.

Um dia, na sede do COPCON, nas vésperas do 25 de Novembro, os dois homens tiveram uma discussão violenta, pela noite dentro. O tom de voz aumentava, à medida que percebiam, com desespero, que as suas posições eram irreconciliáveis e os colocariam em lados opostos da barricada.

No auge da raiva, quando os companheiros temeram ver um deles sacar da pistola e dar um tiro nos cornos do outro, os dois duros calaram-se subitamente e desataram a chorar.

Paulo Moura

Colaboração de Gin-Tonic

12 comentários:

Rato disse...

Assisti ao lançamento deste album na Aula Magna. Um espectáculo inesquecível, com o Zé Mário no auge das suas qualidades vocais.

josé disse...

Este disco é fundamental. E eu não o tenho...

Quanto ao episódio, devo lembrar que o tal Otelo no outro dia deu mais uma entrevista para dizer que o Isaltino de Oeiras é que é.

Uma conquista de Abril, certamente.

ié-ié disse...

Onde foi essa entrevista, José? Escapou-me... O que eu vi foi um perfil de Isaltino, feito na "Pública", onde Otelo diz, com sarcasmo, que se Isaltino faz o que faz e ainda leva dinheiro para casa que é notável...

LT

ié-ié disse...

Queres ficheiros deste disco?

LT

Jack Kerouac disse...

"...Agora continuemos a ler mais algumas incongruências, que vieram publicadas no jornal I, no passado dia 6 de Agosto .
“As actrizes Eunice Muñoz e Rita Salema, o apresentador de televisão José Figueiras e o capitão de Abril Otelo Saraiva de Carvalho não duvidam, nem por um segundo, que vão votar no actual presidente da Câmara de Oeiras”.
JOSÉ FIGUEIRAS : "Isaltino é um dinossauro camarário.
OTELO SARAIVA DE CARVALHO, residente em Oeiras há 36 anos, também não hesita: "Enquanto homem desconheço. Enquanto autarca, Isaltino Morais tem o meu voto sempre.
EUNICE MUÑOZ- que deu o nome a um teatro da cidade - é a primeira a invocar a cultura como marca do autarca. A actriz, que já apoiou Santana Lopes, põe a política à frente da justiça e apoia a candidatura de Isaltino
Já o apoiei antes e continuo a dizer que, se ele se candidatar, voto nele."
RITA SALEMA sempre votou em Isaltino Morais
"O arguido não denotou possuir consciência crítica do desvalor da sua conduta, antes desresponsabilizando-se da mesma e escudando-se na "filosofia" de que "não paguei porque ninguém paga"..."

gps disse...

Quem é que se enganou ? O José Mário Branco ou os capitães de Abril ou ... ?

OF disse...

Ou serão os lados A, B, C e D :)

Cruz disse...

Então quem é que se enganou ?

Cruz disse...

O Otelo enganou-se
O Vasco Gonçalves enganou-se

tg disse...

Som Livre? deve ser Som de Edisom!

tg disse...

Som Livre? deve ser Som de Edisom!

ié-ié disse...

Sim, claro, Som, da Edisom, com distribuição da Polygram. Obrigado!

LT