terça-feira, 29 de setembro de 2009

JAYHAWKS


AMERICAN - 88697-47043-2 - 2009

CD 1

Two Angels - Ain't No End - Waiting For The Sun -Martin's Song - Clouds - Settled Down Like Rain - Blue - I'd Run Away - Over My Shoulder - Miss William's Guitar - Trouble - Big Star - The Man Who Loved Life - Smile - I'm Gonna Make You Love Me - What Led Me To This Town - Tailspin - All The Right Reasons - Save It For A Rainy Day - Angelyne

CD 2

Falling Star - Old Woman From Red Clay - That's The Bag I'm In - Won't Be Coming Home - Stone Cold Mess - Mission On 2nd - Lights - Darling Today - Breal My Mind - Get The Load Out - Poor Little Fish - Someone Will - Cure For This - I Can Make It On My Own - Rotterdam - Follow Me - In The Canyon - Tailspin - I Think I've Had Enough - Help Me Forget

Esta Antologia dos Jayhawks inclui um DVD.

4 comentários:

filhote disse...

Uma das melhores bandas americanas de sempre, nascida do "movimento" Alternative Country, ou Americana (como chamam agora).

Absolutamente geniais!

Aconselho vivamente o LP (ou CD) "Tomorrow the Green Grass" (American Recordings, 1995).

Luis Mira disse...

Eu últimamente não consigo acertar com o Filhote, com quem até penso ter algumas afinidades de gosto... Por aquilo que me foi dado ouvir (o LP Hollywood Town Hall), estes rapazes não são nada daquilo que o Filhote lhes chama, embora gostassem de ser... Mas lá está: nunca ouvi o "Tomorrow the Green Grass"...

A chatice é que neste tipo de música, a dita "Americana", as minhas referências são de tal modo fortes e duráveis que aguentam mal as comparações.

Já agora, Filhote, um "ponto de situação" sobre os Fleet Foxes, uma vez que me vou preparar para dar o salto de Lisboa durante alguns dias e não levarei o computador atrás: não estranhei, gostei mas ainda não entranhei completamente... É um disco que melhora a cada audição e cuja música pouco tem a ver com a tal "Mykonos" que já tinha ouvido antes.

Quer em registos de maior contenção (Tiger Mountais Peasant Song - que saudades de Brian Eno! -, Meadowlands - talvez a minha preferida...) quer em momentos de maior exuberância instrumental (Quiet Houses, por exemplo) ou de quase experimentação (Heard Them Satirring) é uma banda muito segura e original. Isto não obsta a que algumas sonoridades me surjam como conhecidas já que, aqui e acolá, me lembrei da Incridible String Band, dos Steeley Span e, sobretudo, do turbilhão de guitarras dos Thirteen Moons, uma banda nórdica dos anos 80 de que gostava muito mas de quem perdi o rasto...

Obrigado por ter insistido comigo na audição!

Um abraço!

filhote disse...

Não tem de quê, Luís Mira. Aliás, fico muito feliz que tenha gostado da música dos Fleet Foxes.

Uma das melhores coisas que a vida nos oferece é a partilha destes prazeres com os amigos - se não for abusivo chamá-lo de amigo.

Depois, farei questão de conversar consigo, pessoalmente, sobre esta e outras músicas.

Quanto aos Jayhawks, talvez me tenha excedido na apreciação. Isto é, apesar de considerar magistrais alguns discos da banda - em especial, "Tomorrow the Green Grass" -, nem toda a obra me impressiona. Por exemplo, não sou fã de "Hollywood Town Hall"...

Das melhores

filhote disse...

Errata: "Das melhores" aparece inadvertidamente, e misteriosamente, no final do comentário anterior...