sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A GARRAFA DA COCA-COLA


A internacionalmente amada garrafa de Coca-Cola foi concebida por Alexander Sanuelson, um soprador de vidro sueco, que trabalhava na Root Glass Company, com sede em Terre Haute, no Indiana.

A sua forma torneada foi patenteada em 1915 e lançada no mercado em 1916. Samuelson retirou a sua inspiração de uma ilustração de um grão de cacau da Encyclopaedia Britannica.

Para além disso, a sua forma esguia destinava-se a distingui-la da concorrência, a ser reconhecida no escuro ou mesmo quando partida.

As suas ranhuras verticais paralelas, o centro mais largo e o estreitamento das extremidades permitiram que a garrafa de vidro fosse patenteada e a sua marca regista pela originalidade da sua forma.

O vidro que, originalmente, continha areia que lhe conferia um tom esverdeado, mudou de cor ao longo dos tempos, embora a forma da garrafa se mantenha fiel à original.

A Coca-Cola foi vendida pela primeira vez em 1886 numa drugstore de Atlanta. A bebida foi criada pelo farmacêutico Dr. John Pemberton e o nome foi-lhe dado pelo seu contabilista, Frank Robinson, que também desenhou o primeiro logótipo, criando um dos logótipos mais duradouros da história.

Em 1899, a Coca-Cola foi engarrafada pela primeira vez, depois de ter vindo a ser vendida à pressão durante mais de uma década. Devido à sua garrafa banal, a Coca-Cola era frequentemente imitada. A garrafa estilizada veio alterar esse facto.

Nessa altura, a bebida tinha-se tornado numa das mais populares bebidas de pressão em toda a América.
(...)

A garrafa tornou-se numa peça de coleccionador, objecto de culto, tema para artistas e, essencialmente, objecto de estudo para todos os que se interessam por marcas.

in "Design, 1000 Objectos de Culto", Phaidon Design Classics, Volume Dois

8 comentários:

josé disse...

Deve escrever-se logótipo ou logotipo?

Por mim, vou por esta última grafia.

Anónimo disse...

Estereótipo, protótipo ... logótipo.
Como se trata de coca-cola o acento tem mais espuma ...
JR

Anónimo disse...

Esdrúxula

Anónimo disse...

http://www.emportugues.net/2008/12/06/logotipo-ou-logotipo/

Logotipo ou logótipo? Com ou sem acento? Qual será a forma correcta?

Vejamos:

- logótipo: marca comercial, marca representativa de empresa, associação ou outra entidade.
- logotipo: (não existe no dicionário da língua portuguesa).

Este é dos erros com maior incidência na língua portuguesa. É geralmente usado logotipo, mas esta palavra, de facto, está errada. O correcto é usar logótipo, com acento no o.

Continua com alguma dúvida? Tem alguma opinião ou sugestão? Deixe o seu comentário.

DANIEL BACELAR disse...

Eu cá por mim,estou-me nas tintas,enquanto vocês discutem isso,passem-me outra garrafa de COCA-COLA-CLASSICA por favôr,eu sou um "classico"!!!!
E BEM GELADINHA!!!!!

Camilo disse...

Pode-se escrever -e falar- das duas maneiras.
Por mim, sempre disse: logotipo.
E... quanto à bebida,, sou como o DANIEL:
BEM GELADINHA (mas também pode ser com o copo cheio de gelo).
E... já viram a nova lata da Coca Cola Light?
Cumprimentos.

Anónimo disse...

sabes que no outro dia li que o responsavel da coca cola quando deu o briefing aos gajos que fizeram a garrafa disse-lhes: Quero uma garrafa que as pessoas reconheçam mesmo quando a virem partida.

ié-ié disse...

Sim, também li!

LT