sexta-feira, 17 de abril de 2009

40 ANOS DA CRISE ACADÉMICA DE COIMBRA


A foto, de José Veloso, regista o momento em que Alberto Martins, presidente da Associação Académica de Coimbra e actual líder parlamentar do PS, pede a palavra ao Presidente da República Américo Tomás, no dia 17 de Abril de 1969, na inauguração do edifício das Matemáticas da Universidade de Coimbra.

Tal momento, o da ousada decisão de um jovem de 20 anos, acompanhado por centenas de estudantes, é certo, mas rodeado de polícias, militares e autoridades da ditadura por todos os lados, é algo de esteticamente inestimável.

Há fotografias do momento, mas, obviamente, não captam o dilema interior de quem tem de se erguer e pedir a palavra em nome da Academia, segundo uma fórmula previamente estudada. Se há minutos esteticamente inolvidáveis, Alberto Martins interpretou-os e eu presenciei-os segundo a segundo.

No momento combinado, um jovem trajando o negro da capa e batina, rosto inundado pela palidez dos grandes momentos a contrastar com o negrume das suas barbas, ergueu-se como que em câmara lenta, levantou ligeiramente o braço direito, colocou a voz e disse em nome de gente de 20 anos o que os títeres da ditadura nunca sonharam ouvir.

Reclamou a palavra para os estudantes. Foi aí nesse momento de coragem, que guardo em imagens seriadas, que começou a crise de Coimbra. Aos 20 anos, um de nós, aquele a quem havíamos distribuído o papel mais difícil, qual actor em grande peça, arrebatava as palmas dos estudantes presentes e recebia a vaia dos adeptos do regime.

Foi iniludivelmente a estética da coragem na beleza de uma atitude. Esse foi o momento dos estudantes.

Osvaldo Castro, in "Coimbra 69", Biblioteca Museu República e Resistência, 1999

4 comentários:

josé disse...

Não vejo ali o Vital Moreira...

josé disse...

Estaria amordaçado, como o bardo do Astérix?

ié-ié disse...

Se bem sei, Vital Moreira já era licenciado em Direito e foi mesmo quem se encarregou da defesa jurídica dos estudantes suspensos, presos, etc.

LT

josé disse...

Não foi bem assim, mas acabei de descobrir agora uma coisa na net que vou publicar- em honra do mesmo.

Sou adversário do tipo, mas sei reconhecer o valor quando o vejo.