quarta-feira, 6 de maio de 2009

AINDA A CRISE ACADÉMICA DE 69


A foto apresentada no seu blog foi tirada por mim - bem como esta - na qualidade de um dos estudantes/fotógrafos da Secção Fotográfica da altura, embora sempre tenha assumido que as fotos da crise eram da Secção Fotográfica da AAC, e assim deva continuar a ser.

Foi um dos momentos mais importantes da minha vida de jovem estudante de então, como deve compreender... e não foi obra do acaso, pois todas as fotos conhecidas foram resultado de um plano criterioso de cobertura, elaborado pela direcção da Secção Fotográfica da AAC de então.

A mim calhou-me fazer a reportagem mesmo à porta do edifício e o acompanhamento na sala 17 de Abril. Carlos Valente foi "internado" nas janelas do velho hospital para cobrir o evento de longe e em segurança.

As vicissitudes do processo, a entrada da PIDE nas instalações da AAC, etc, levaram-me a perder o rasto de milhares de fotos com que a "Fotográfica" registou, para a memória futura, tudo o que se passou.

Felizmente, em Julho de 1969, centena e meia de fotos 30x40 estavam em exposição na Cooperativa Árvore no Porto e quando regressaram a Coimbra, Carlos Valente, da Fotográfica, fez a sua entrega na Biblioteca Geral da UC, salvando assim um espólio de mais de 150 fotos.

Estou neste momento a trabalhar na organização cronológica dessas fotos, bem como a procurar fazer a sua legendagem (no arquivo digital, claro).

Estou empenhado em recolher, ordenar e se possível legendar as fotos da época.

Muitas, muitas, passaram pelas mãos do pessoal da Fotográfica e das minhas...

Pode-se ver aqui pessoal da Fotográfica, em Coimbra, no passado 17 de Abril, ou aqui, nas comemorações do 40º aniversário da crise académica.

José Veloso

Sem comentários: