segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

A ZANGA DE RUI REININHO


Há 14 anos, os GNR participaram no Festival Super Bock Super Rock que se realizou em Lisboa na Gare Marítima de Alcântara.

A actuação terá sido desastrosa, a acreditar na crítica da época:

Efeitos especiais de que os GNR beneficiaram, mas que de nada lhes serviu face a uma verdadeira "Morte Ao Sol" da meia-noite, altura em que Rui Reininho já exasperava o fão mais paciente com as sua tiradas e descoordenação vocal, estilo "escusam de aplaudir que nós estamos muito zangados com a humanidade por falta de respeito. Actuação desastrosa - Diário de Notícias

Apesar dos GNR serem bem conhecidos do público lisboeta e inclusivamente já terem enchido o Estádio de Alvalade em nome próprio, desta vez a reacção do público foi bastante fria, para não dizer antagónica. Havia um faiscar constante entre o grupo e a assistência. Os GNR acabavam uma canção e o público praticamente não aplaudia preferindo alguns enviar garrafas em jeito de mensagem de poucos amigos - Público

Os GNR foram outra banda que também não entusiasmou o povo. De costas voltadas para o palco, deitados no chão ou a atirar com copos de cerveja lá para cima, as cerca de 15 mil pessoas que nessa altura estavam em Alcântara demonstraram pelos GNR um desprezo algo constrangedor. As piadas de Reininho também não foram particularmente felizes, com alusões à falta de respeito do público - Blitz

A banda de Rui Reininho foi recebida com a dispersão do público para a parte de trás do recinto. A audi~encia estava mais virada para outras vanguardas e não perdoaram ao vocalista ter gozado com os samplers dos Young Gods. Atiraram garrafas para o palco e foi zangado que o vocalista atacou "Ana Lee", "Homem Mau" e "Morte Ao Sol" - A Capital

O grupo português de pop/rock GNR assinou sábado à noite a sua "certidão de óbito" com uma actuação desastrosa no Festival Super Bock Super Rock. Rui Reininho nunca cantou bem, mas agora ainda está pior do que isso. Foi para esquecer, um desastre total e não há recuperação possível. Os GNR acabaram de vez - Agência Lusa

Pois foi contra o jornalista da Agência Lusa que Rui Reininho virou o seu ódio:
ele e o taxista nazi que ele apanhou acho que deviam ser vilipendiados. Como diz Boris Vian, "hei-de cuspir-lhe na tumba", onde se lê "aqui jazz o grande sindicalista". Fiz um bom concerto, não posso estar na moda 20 anos. Já lhe esmaguei os óculos. É um McCarthy, um vendido, não tem direito de falar dessas coisas.

17 comentários:

Jack Kerouac disse...

Esmagou-lhe os óculos ? em sentido figurado, presumo.

Anónimo disse...

Estive lá mas não os vi, acho que foi a 1ª banda pela qual paguei bilhete que ignorei completamente. Fui dos que vim cá para tráz, mesmo para o fundo do recinto e nem sequer olhei para o palco, só agora fiquei a saber como é que o RR estava vestido. Na altura não me apercebi que a debanda foi geral e que foram recebidos com frieza. Olhando para o alinhamento fácilmente se constata que a ideia de colocá-los entre os Youngs Gods e os JAMC foi no minimo absurda e nessa altura os GNR já estavam em queda livre depois de boas recepções em Alvalade e nas Antas e da febre "Rock In Rio Douro".

Anónimo disse...

Declaração de interesses: gosto dos GNR, mas não gosto muito do DUNAS

O homem não será o melhor cantor do mundo, mas tem algum estilo :)

Gosto muito dos álbuns PSICOPÁTRIA, MOSQUITO e POPLESS (com arranjos de cordas de Jacques Morelenbaum que trabalhou recentemente com a Mariza)

Jack Kerouac disse...

Sim, estão a ser injustos com o Reininho, eu gosto muito da voz dele no "Portugal na CEE" e no "Quero ser um GNR".

NS disse...

Fiquei curioso em saber como terá sido a colaboração no netparque...:-)

Blogger disse...

o Reininho interpreta o "Portugal na CEE" ao vivo

Já o 2º single (tens 18 anos e a 4ª classe) será mais difícil ...

É curioso que o lado B do 1º single "Espelho meu" também teve muito sucesso na época

Jack Kerouac disse...

Teve sim Blogger, e é curioso que foi na época em que o Reininho ainda não andava por lá. E eu falava no "Portugal na CEE" no single mesmo, nem sabia que o Reininho tinha tido a lata de a cantar ao vivo, mas acredito.

filhote disse...

O homem da Lusa era o Ié-Ié?????

Jack Kerouac disse...

Pelo menos era o Homem da Lusa Atenas...mas tenho ideia de ele já ter falado nesta história sim.

ié-ié disse...

A colaboração no NetParque decorreu sem o mínimo de problemas... como não era a cantar... ah! ah! ah!

O único que deu problemas foi o Vicente Jorge Silva...

LT

Anónimo disse...

O álbum "Sob Escuta" não foi tão bem recebido e eventualmente o RR estava num mau dia. Mas em 1996, com o lançamento do best-off fizeram as pazes com o Vitor Rua e com o público. Para quando o lançamento do dvd e da continuação do livro do Luis Maio.

Karocha disse...

LOOLLLLLLLLLLL

LT

MIAUNANDINHA disse...

Mas o Rui Reininho canta ??
O meu Tobias mia melhor !!1
Desculpem-me mas não consigo gostar do homem ,e as suas graças o espirituosas cheiram sempre a idiotiçe

Karocha disse...

Nunca pude com o Reininho!!!

J G disse...

Essa história é muito boa. :)

Eu vi o concerto dos GNR e foi realmente algo de muito mau.
Foi a fase em que o balão de oxigénio do "In Vivo" se esvaziou de vez e deu lugar à estagnação total do grupo.
No entanto eles lá sobrevivem, o Reininho até já "canta" a solo.

Outro concerto deste nível também num Super Rock em Alcântara e também de uns portuenses foi o dos Blind Zero um ano depois deste. Mauzinho mesmo.

Anónimo disse...

o reininho é um artista à parte. e é um grande artista. agora cantar...é uns estilo. ninguém pode negar que é uma voz que se distingue de todas as outras. mas que é um marco na história da música portuguesa é que não há qualquer dúvida. é o nosso brian ferry com os tomates entalados.

as disse...

Agora fiquei muito contente porque mandei o disco para cima e o meu pai disse-me «oh filho, estás a cantar muito bem, sim senhor!»

Rui Reininho ao Expresso 2000 / a conferir: álbum