terça-feira, 22 de julho de 2008

O "EM ÓRBITA" DOS POBRES...


O pioneirismo e a inovação do "Em Órbita" não deixariam de influenciar a rádio nacional, provocando o nascimento em catadupa de programas vários imitando o "pai" ou, a partir dele, criando as suas próprias raízes.

O próprio "Em Órbita" se queixava amiúde das imitações baratas que pululavam no espectro nacional, insurgindo-se com a sobranceria que era apanágio dos seus criadores.

O "Eco", também no Rádio Clube Português, não era uma imitação barata. Com menos recursos do que o "Em Órbita", foi um programa que dignificou, trilhando caminhos exactamente não coincidentes com os do "EO".

Da autoria de Hélder Lucas, Mário Montenegro, Hélder Coelho, Jorge Simões e Mário Marques Pinto, com locução de José Corte-Real, o "Eco" ia para o ar entre as 22H32 e as 24H00.

Pelo menos em Dezembro de 1967 estava (data do recorte da revista "Magazine" com a imagem publicada).

O "Eco" dedicava-se sobretudo à divulgação da música popular anglo-americana e brasileira e, dentro da primeira, pelo rhythm and blues. Era um caminho que em Portugal não estava explorado e numa tentativa de fazer qualquer coisa por um tipo de música tão válida como qualquer outra.

"Eco", uma programação dinâmica, onde os ensaios, traduzindo a óptica dos realizadores e dos ouvintes, não tem carácter periódico nem limitação de tempo ou data. A qualquer momento surgem.

Tal como o "Em Órbita", também o "Eco" premiava com discos os seus ouvintes mais militantes.

4 comentários:

Muleta disse...

nao estou certo, mas nao era este programa que por vezes transmitia em directo actuaçoes de bandas portuguesas no estudio do radio clube?
durante o dia telefonava-se ou ia-se à portaria do rádio clube pedir bilhetes e à noite, em directo, aí estavam os grupos a tocar.
lembro-me de ter ouvido os sheiks e os ecos nesses programas.

Muleta disse...

e lembro-me do josé corte real engasgar-se muito e enganar-se a torto e a direito. mas tinha uma bela voz!

blog disse...

Isto é que é serviço público, reavivendo-se assim a história da rádio

Apenas conhecia o José Corte-Real da RTP do "País País" dos anos 80

ié-ié disse...

És capaz de ter razão, Muleta, és capaz de ter razão!

LT