terça-feira, 20 de maio de 2008

THE MAD DOG AND THE PORTUGUESE MAN!


Aqui está outro personagem que animava imenso as nossas tardes de Sábado, no 'EGG', a boîte particular que possuíamos no Bairro Marechal Carmona, em Coimbra. Ficava na Rua de Moçambique e as miudas do Liceu, eram seleccionadas a olho!

Como naquela altura dava um pouco para o tímido (no meio de tanta beleza sentia-me perdido e, geralmente, a minha eleita nunca estava livre - tinha um galo do caraças), desde cedo comecei a ocupar-me dos discos! Devo ter sido o primeiro DJ de Coimbra (depois de mim - nota do editor).

Os efeitos de luzes eram obtidos por fricções sucessivas em interruptores eléctricos!!! Era a minha grande especialidade no LD, outra boîte do Calhabé!

Quando queria ver as verdadeiras dimensões estéticas daqueles corpinhos todos em êxtase, lá ia buscar um LP do homem de Sheffield, Joe Cocker, e punha a girar a faixa "Feelin' Alright" daquele álbum muito mistico "The Mad Dog & The Englishmen", editado em Setembro de 70!

A digressão americana que acompanhou a saída deste álbum contou com uma comitiva de quarenta e tal pessoas à volta dos 2 lideres da operação: JOE COCKER e o pianista LEON RUSSEL.

Dela faziam parte musicos, coristas, mulheres, filharada e toda uma equipa encarregada de filmar todas estas aventuras!!! Contudo, o resultado financeiro revelou-se um fracasso. Leon Russel tinha mais jeito para o piano do que para contabilidade! O velho JOE contou-me que o gajo fôra mesmo um grande sacana! Seguiram-se tempos muito dificeis!! Mas a consagraçao viria mais tarde, quando o patrão da Island Records (Chris Blckwell) o foi buscar a Sheffield para gravar 'SHEFFIELD STEEL'.

Graças à sua passagem por WOODSTOCK (concerto e filme), JOE COCKER ficou a têr fama mundial. JOE COCKER é um autêntico rescapado desses trips que eu sempre recusei em alinhar: o terrível cocktail do alcool e das drogas!

Nesta foto, no backstage dum concerto em St. Wendel, na Alemanha, ofereci -lhe uma dezena de fotos que lhe tirámos (eu e o meu amigo Francis Prymerski) nos anos 70.

Ficou louco de prazer, pois, segundo disse, é muito raro que alguém lhe ofereça coisas do género!Prometeu que iam ficar bem expostas no rancho que comprara no Colorado! Pediu champagne, brindámos à nossa saude e falàmos muito acerca da actuaçao da miuda negra americana que, ele adorou e fizera a 1a parte do show: a LISA DOBY.

JOE COCKER faz hoje (20 Maio 2008) 64 anos! Serà que vai gravar 'WHEN I'M SIXTY-FOUR' dos Fab Four no proximo trabalho?

HAPPY BIRTHDAY, JOE!

Colaboração de José Oliveira, em Colmar (Alsácia, França)

8 comentários:

filhote disse...

"Sheffield Steel" é o único disco de Joe Cocker de que eu gosto realmente. Contém uma versão fantástica de "Many Rivers to Cross". E aquela capa em azul sempre me fascinou...

Rato disse...

"Único", filhote?
E que me dizes do primeiro, "With A Little Help From My Friends"? Com o Jimmy Page, Steve Winwood e por aí fora?

Jack Kerouac disse...

Vi Joe Cocker em Cascais há uns anos largos, grande concerto, inesquecível, voz impressionante.

Anónimo disse...

tu podias ser o DJ, mas quem levava os discos de casa era eu ahahahahaha

filhote disse...

Peço desculpa, Rato, mas o Joe Cocker nunca me emocionou. Muito menos a versão de "With a Little Help..." - só gosto da original.

Não digo que não gosto totalmente. É um bom cantor, cheio de "soul", sempre acompanhado por alguns dos meus músicos favoritos - Page, Russel, Bobby Keyes, Winwood, etc. Porém, artisticamente falando, nada ali mexe comigo. Nada mesmo. Com excepção do tal "Sheffield Steel", um LP diferente.

Prefiro o Leon Russel, por exemplo...

ié-ié disse...

Também nunca me entusiasmou especialmente, nem sequer "With A Little Help", nem sequer o Leon Russell. A não ser, talvez, "Feelin' Alright".

LT

josé disse...

O meu disco preferido de Joe Cocker é
I can´t stand a little rain, de 74.

Tem "you are so beautiful( to me)".

Além disso, o Mad Dogs and the Englishmen, é um clássico dos discos ao vivo.

filhote disse...

"You Are So Beautiful" é uma canção linda, José, mas prefiro-a na versão Dennis Wilson (The Beach Boys)...

Quanto a Leon Russel, Ié-Ié, também não é nenhuma "paixão" minha. Mesmo assim, dou-lhe mais crédito por ter feito parte do "time" Phil Spector, por ter participado no Concert for Bangla Desh (melhor versão de sempre de "Jumping Jack Flash"), e por ter composto algumas excelentes canções - "A song For You", por exemplo (já ouviram a versão de Ray Charles?).