segunda-feira, 19 de maio de 2008

ALMOST FAMOUS


Através das fotos e, talvez, das histórias que vou enviar, vais-te aperceber que essa história de fazer um livro ou um filme é mesmo uma coisa séria. Viste o filme "Almoust Famous"?

Quando vi aquilo pela primeira vez, as lágrimas vieram-me aos olhos! Estava ali 40% de situações vividas desde 1976!!! Não te esqueças que andei no pulmann dos POLICE na tournée alemã, quando os gajos ainda só tocavam em salas com 1.000 pessoas.

E aquelas 'groupies' em busca de overnight sensations? Oh! Meus Deus, que maravilha! E quando eu, nas traseiras do recinto, batia à porta dizendo 'I'm a journalist! I work for Musica & Sound, Lissabon...' e o gajo me batia à porta no focinho respondendo 'You're not on the list'!!! Mas os gajos não sabiam nem nunca souberam que éramos filhos do D. Afonso Henriques!!! E puz-me a vencer batalhas!!!!

A primeira entrevista que fiz em Colmar foi a 6 de Outubro de 1977! Com o Arcanjo Gabriel! Já bem separadinho dos Genesis, pronto para altos vôos e bastante ocupado com a promoção do seu primeiro trabalho a solo 'Peter Gabriel', onde a minha preferência ia indiscutivelmente para a deliciosa 'Solsbury Hill'.

Foi um baptismo bastante interessante dada a extraordinària inteligência e lucidez do bonhomme!! (já bem presentes naquela altura). Não me perguntes se me sentia nervoso! Digamos que havia no ar um sentimento de... privilegiado!

Falámos imenso de música: da sua partida dos Genesis, da maneira como ele encarava o futuro a solo, do panorama musical dessa época e de... Sintra!!! Peter Gabriel era doidinho por Sintra. Era um dos seus sitios preferidos, o que não é muito de admirar, vindo dum personagem bem inglês. Adorava Portugal e fiquei pasmado com o seu perfeito conhecimento da nossa Historia!

A maneira como também fomos recebidos em backstage (eu e a Elisabeth) ficarà para sempre bem gravada na nossa memória.

Colmar era na altura a capital do Rock (depois de Paris) e todos os grandes nomes do showbusiness iriam desfilar neste Parque das Exposiçoes. Desde Pink Floyd, Who, Santana, Status Quo, Deep Purple, Manfred Mann, Joan Baez, Frank Zappa and so many!!!

Pode parecer coisa banal, mas Colmar foi a primeira cidade a apresentar cestos de frutas e ramos de flôres nos camarins.

Ainda hoje, alguns artistas (Phill Collins por exemplo) recordam com muita saudade esses tempos. Como promotor local, possuia um bar bastante reputado no centro da cidade, existia jà na altura uma versão all night long, com a presença dos artistas nesse bar, confraternizando e puxando umas passas com o resto dos fas!!!IT WAS SO MAGIC!!!

O Rock & Roll existirà sempre! Mas a MAGIA que ele continha, essa, hà muito que desapareceu!!!

Colaboração de José Oliveira, em Colmar (Alsácia, França)

1 comentário:

filhote disse...

Nunca vivi nada disso, infelizmente, e no entanto o "Almost Famous" também me emociona. Nem imagino se tivesse vivido...

São estes relatos que enriquecem este blogue... e as nossas vidas!!!