terça-feira, 13 de maio de 2008

AS CANÇÕES DE DAVID BOWIE


Como já aqui referi, a edição de Junho da Uncut é sobretudo dedicada a David Bowie, o camaleão do rock e meu vizinho em Londres na Oakley Street.

A revista constituiu um painel de músicos, críticos e outros peritos para eleger as 30 melhores de Bowie. Deixo aqui as primeiras 10:

01 - Heroes (1977)
02 - Ziggy Stardust (1972)
03 - Fame (1975)
04 - Starman (1972)
05 - Space Oddity (1969)
06 - Ashes To Ashes (1980)
07 - Rebel Rebel (1974)
o8 - Changes (1971)
09 - Life On Mars (1973)
10 - Let's Dance (1983)

Não sou tão crítico quanto Keith Richards que diz que Bowie não passa de uma "pose", mas também só consigo apreciar Bowie na sua primeiríssima fase.

E contesto que "Heroes" seja uma canção Bowie. Basta lá estar o nome de Brian Eno...

8 comentários:

Bobbyzé disse...

Estou de acordo contigo IE-IE.O BOWIE foi excelente na sua primeira fase mas nao deixa de sêr um dos principais icônes do Rock!Mas nao esqueças uma lei fundamental:quando se tinha muito talento nessa altura e muito dinheiro ou, alguém que quisesse investir no teu nome, as coisas eram muito mais fàceis que nos nossos dias!Hà meses falei com o LOU REED e abordàmos precisamente a importância dum ANDY WARHOL, o pioneiro do movimento Pop Arte, à volta dos VELVET UNDERGROUND e do proprio DAVID BOWIE.Ele concordou que essa convivência e o apoio mediàtico que desfrutava Andy Warhol teve uma enorme influencia na sua maneira de compôr!!REED e BOWIE completam-se bem!O concerto de junho do ano passado em Paris, foi um dos melhores que assisti até hoje!Tratava-se da integralidade desse àlbum tao mistico de 73, "BERLIM" !!

josé disse...

Bowie para mim, começou com Space Oddity. Ground control...e o saxofone em solo final, numa melodia bem arranjada.
Comprei o Ziggy Stardust, nos anos noventa, por causa de Starman, na linha de Space Oddity e da canção título, com o riff de Mick Ronson.

Em 77, achei Low uma maravilha, por causa de Always crashing in the same car. É um som que emparelha muito bem com Brian Eno, um dos meus ídolos ingleses, principalmente por causa de Before and after science, do mesmo ano, salvo erro. E todos os anteriores, incluindo naturalmente Another Green world.

Depois, nos oitenta, gostei de Let´s dance, um disco típico da década, tal como Scary Monsters que comprei recentemente por causa de Ashes to ashes que andava sempre a cantarolar.
E é tudo sobre Bowie. Tem alguma concorrência, nos T. Rex, mais inventivos e com alguns singles de antologia. E até nos Cockney Rebel, principalmente em Psycho Modo.
Steve Harley, tem uma canção que vale as melhores de Bowie: Make me smile. Uma pequena maravilha. Que vou escutar já, porque me apetece ouvir, por falar nela.

filhote disse...

Sou fã do Bowie.

Quando tinha uns 17 anos, tentava imitá-lo na maneira de cantar. Certa vez, em Paris, fiz o meu show Bowie na rampa em frente do centro Pompidou. E posso dizer que angariei um bom punhado de francos. Era eu sozinho, de guitarra, e um repertório exclusivamente Bowie...

O meu Bowie TOP 10:

01. Lady Stardust (1972)
02. Fantastic Voyage (1979)
03. Ashes to Ashes (1980)
04. Life on Mars (1971)
05. Fashion (1979)
06. Heroes (1977)
07. Alladin Sane (1973)
08. Young Americans (1975)
09. Moonage Daydream (1972)
10. Look Back in Anger (1979)

Foi de memória. Amanhã podiam ser outras...

josé disse...

E esquecia de referir outra canção fabulosa de Ziggy: ROck n´roll suicide. Time takes a cigarette...vale o disco só por si e acho que até foi por causa dessa, principalmente que o comprei, antes mesmo de Starman.

E pensando bem, acho uma miséria dizer que Bowie é só pose. Quem o disse? Riff Keichards?

filhote disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
filhote disse...

Emendo a minha primeira frase. Queria escrever "fui fã do Bowie".

Desde "Let´s Dance" têm sido desilusões atrás de desilusões... até me esqueço de que o Bowie ainda anda por aí...

Sim, talvez se tenha transformado numa pose. Mas convenhamos, numa pose boa, que nunca vi o Thin White Duke ficar mal na fotografia!

E temos de acabar com essa tendência de arranjar justificações para os méritos de certos artistas. Warhol? Eno? Sim, claro, muito talentosos, mas talento não falta no Bowie. Esteta, belíssimo actor, realizador, letrista, compositor, showman... STARMAN!!!

Jack Kerouac disse...

Eh pá, eu gosto de algumas coisas de Bowie, não sei se vou ser aqui agredido e largado nalgum beco, sem sentidos, mas eu achei piada ao "Absolute Begginers" á musica do título e ao filme em si, estranho mas engraçado.

Bobbyzé disse...

Saibam que o DAVID BOWIE reside actualmente a 120 kms de minha casa, na Suiça e perto de Basileia!Qualquer dia vou-lhe là bater à porta!!!Nao sei o que é que os tanto atrai na Suiça!!Jà o Phill Collins também mora aqui perto. Mas esse é casado com uma Suiça!
Se calhar, perderam a confiança nos Bancos!!!!Envelhecer na Suiça é fantàstico, sobretudo quando se tem montes de dinheiro!!!E aquilo é tudo tao limpinho, que vocês nem fazem ideia!!!Se o Dalai-Lama cuspisse para o chao, era logo prêso!!!Garantido, meus!