quinta-feira, 20 de março de 2008

PRIMEIRO SINGLE ESTEREO PORTUGUÊS


Por falar em Objectivo - no anterior post -, lembrei-me do primeiro single estereo português. E fui buscar este recorte do "Século Ilustrado", de 11 de Julho de 1970:

Para lançamento do primeiro disco "single" estereofónico gravado em Portugal, a "Movieplay" ofereceu "cocktail" em Cascais, onde apresentou, ao vivo, o conjunto pop Objectivo, dito português.

São cinco os seus componentes: Kevin Hoidale (organista e director do conjunto), Jim Cregan (viola), Bas Le Riche (viola), Zé Nabo (solista e baixo) e Zé da Cadela (bateria).

A sessão, muito originalmente anunciada ao longo de vários dias, agradou, de um modo geral, a todos quantos são adeptos daquele género musical, filiado no estilo dos Rolling Stones.

Quanto ao Objectivo, revelou-se um conjunto instrumentalmente bastante bom (uma referência especial para Kevin Hoidale e Zé da Cadela), se bem que no plano vocal deixe muito a desejar.

Com uma aparelhagem sonora verdadeiramente atroadora, demasiado explosiva para o tamanho da sala que a encerrou, o Objectivo não permitiu que durante a sua actuação, a atenção dos auditores pudesse fixar-se em qualquer outro motivo. Afinal o que se pretendia...

O leitor que acaba de ler esta notícia responda-me a esta simples questão: qual é o primeiro single esterofónico português? (ver resposta nos comentários).

2 comentários:

ié-ié disse...

"Dance Of Death/This Is How We Say Goodbye".

LT

filhote disse...

Jim Cregan, futuro guitarrista de Rod Stewart... (é o mesmo, sim)