segunda-feira, 24 de março de 2008

MORREU NEIL ASPINALL


Neil Aspinall era um dos mais leais dos Beatles, se não mesmo o mais leal. Se há um "quinto Beatle", seguramente que era ele.

Começou por conduzir a van e carregar o equipamento dos Beatles no início da carreira. Acabou presidente da Apple, até à sua saída por doença há uns dois anos.

Não se lhe conhece um único queixume, a revelação de um qualquer segredo ou maledicência. Acho mesmo que deve ter sido dos poucos da entourage que não escreveu um único livro. Entrevistas? Vi uma, fugaz, em tempos, ao Times. Vou ter de a descobrir.

Conheci-o no dia 20 de Novembro de 1995 no Savoy, em Londres, no lançamento da Antologia. Deu-me um autógrafo, é certo, mas não lhe arranquei nada. Já usava boina.

Morreu hoje, de cancro nos pulmões, em Nova Iorque, com 66 anos.

3 comentários:

blog disse...

5º Beatle ?

Mais do que George Martin e Brian Epstein ?

ié-ié disse...

Menos é que não era! Neil apareceu muito antes de Martin e de Epstein!

LT

Rato disse...

Neil Aspinall cresceu juntamente com Paul e George em Liverpool, daí a sua grande cumplicidade com os Beatles, sobretudo com Paul, de quem tomou partido (contra Lennon e Yoko) quando o Allen Klein quis tomar em mãos os destinos dos negócios dos Beatles. Ou seja, Epstein e George Martin evoluiram dos negócios para a amizade e com Neil o trajecto foi exactamente o oposto.
Depois do "Hurricane" Smith é mais um dos nomes da troupe beatle que desaparece.