quinta-feira, 13 de março de 2008

PÃO FRESCO HÁ 100 ANOS!!!


Ao escavar nas profundidades das cavernas dos subterrâneos das minhas relíquias, deparei-me hoje com a minha colecção de discos de 78 rpm.

Alguns deles foram herdados de avós e bisavós, tanto de Portugal (meus) como de Inglaterra (da Heather), para além daqueles que comprei eu próprio em criança.

Chamou-me a atenção um disco de 19 cm (quando o padrão mais tarde veio a ser de +/- 25cm) cantado por um cavalheiro chamado Duarte Silva (actor, pelos vistos) com um simples acompanhamento ao piano.

Perto do fim, a idade do disco faz com que a música entre aos saltos e não saia mais do mesmo sítio.

Limpei electronicamente o que foi possível dos ruídos piores e fiz um "fade-out" na zona dos saltos. Acho uma verdadeira delícia. Se não tem 100 anos, não deve andar muito longe.

Cortesia de Zeca do Rock

Nota do editor:
esta relíquia tem mesmo mais de 100 anos. Ver este blog especializado. Resta-me agradecer ao Zeca do Rock esta colaboração de gabarito. Sinto-me honrado por ele ter escolhido o meu blog para esta revelação histórica. Assim, vale a pena!

3 comentários:

ié-ié disse...

Com a sua enorme alma generosa, o Zeca autorizou-me a ceder a quem o desejar o ficheiro desta histórica gravação, "Pão Fresco".

LT

filhote disse...

Uma autêntica Pedra de Roseta!

gramofone disse...

Este disco foi editado em 1911. A primeira edição deste trecho é de 1904, da etiqueta Gramophone com o número de catálogo 62902.
Fico ao vosso dispor para o que necessitarem. Gostava de ouvir a gravação, já que existe essa possibilidade e também de poder entrar em contacto com o Manuel Lage, já que também sou possuidor de uma pequena colecção de discos de 78 rpm.