sexta-feira, 5 de outubro de 2007

5º EP DE DANIEL BACELAR (1965)


COLUMBIA - SLEM 2203 - 1965

Um Mundo Sem Amor (A World Without Love) (Lennon/McCartney/Daniel Bacelar) - Miudita (Roberts/Spencer/Daniel Bacelar) - Se Eu Enlouquecer (G. Well/P. Mann/Daniel Bacelar) - Deixa-me Só (Daniel Bacelar)

Daniel Bacelar, acompanhado por conjunto de guitarras eléctricas, apresenta quatro canções, "Um Mundo Sem Amor", "Miudita", "Se Eu Enlouquecer" e "Deixa-me Só", música estrangeira num arranjo seu.

Boa voz, colorida e de boa dicção. As canções são bonitas, embora não excepcionais.

Classificação: regular.


Judith Lupi Freire, in "Flama", 25 de Junho de 1965

Na contracapa do EP escreve o próprio Daniel Bacelar, o "Ricky Nelson português":

Aqui estou de novo, depois de uma longa ausência (cerca de dois anos) e como bom filho à casa paterna voltei.

Retirei-me exactamente para tentar formar um conjunto de gente nova que me pudesse acompanhar tanto em espectáculos públicos como em discos.

E aqui está esse conjunto que me parece possuir autêntica categoria profissional, tanto nos arranjos como na segurança de execução dos mesmos.

O conjunto chama-se OS GENTLEMEN e gravar com eles foi um autêntico prazer.

Quero aproveitar esta ocasião para agradecer aos componentes deste conjunto, CLAUDE CARP (guitarra solo), JORGE CARP (guitarra baixo), JAIME QUEIMADO (guitarra ritmo) e ANTÓNIO FREITAS JR (bateria), este ano e meio de boa e são camaradagem e profissionalismo que, espero, continuará por muitos anos.

Esperando que o público aprecie este meu novo disco, o meu muito obrigado para todos.


Daniel Bacelar

Renovo o desafio que já fiz a Daniel Bacelar para comentar cada um dos EPs, contar as suas histórias, revelar os segredos das suas composições, a formação dos grupos que o acompanhavam.

1 comentário:

diple disse...

OPTIMUS DISCOS ÁREA EXTRA
--um post para hoje em
http://www.optimusdiscos.com/discos/brasil-na-cee

(extracto)

incrível como dois países como Portugal e Brasil sabem tão pouco sobre a música um do outro. Numa época em que não existem mais fronteiras e o mundo inteiro está à distância de um toque, ainda é impossível adivinhar o que acontece musicalmente em muitos países. (...) Salada de Frutas e dos GNR comprei em 2ª mão a uns vendedores numa praça de Lisboa, “Se Eu Enlouquecer” de Daniel Bacelar e Os Gentlemen ouvi num dos volumes dos Portuguese Nuggets e “Coudn’t Care At All” conheci através de um cd que me foi oferecido em Coimbra. (...)

Gabriel Thomaz (Autoramas)