terça-feira, 9 de outubro de 2007

DESLINDADO MAIS UM MISTÉRIO DO MISTÉRIO

Aqui há uns posts atrás dei conta de uma incongruência no Concurso de Conjuntos do Tipo do "The Shadows" e prometi deslindá-la.

Essa incongruência tinha a ver com o facto de o grupo vencedor, Conjunto Mistério, não constar da lista inicial de inscritos, pelo menos com essa designação.

Pois bem, com a ajuda preciosa de um dos protagonistas - o grande Edmundo Silva - o mistério está deslindado. A resolução é óbvia, mas eu preferi ter a certeza: o Conjunto Mistério era os Mascarilhas da lista inicial.

Composto por João Martins, António Moniz Pereira, Edmundo Silva, Fernando Mendes e Fernando Concha (vocalista ocasional), o Conjunto Mistério venceu o Concurso que se realizou em Setembro/Outubro de 1963 no cinema Roma, em Lisboa, e partiu para Londres como parte do primeiro prémio.

Acompanhados por Fernando Pessa, os membros do Conjunto Mistério estiveram uma semana na capital londrina, tendo actuado na BBC e na Casa de Portugal.

Os simpáticos rapazes - segundo relato da época - encontraram-se com os Shadows (Hank Marvin é o caixa de óculos da fotografia) a quem obviamente pediram autógrafos. Ainda os terão?

"O principal agente artístico de Londres, depois de os ouvir, achou que o Conjunto tem boa presença e grandes possibilidades de triunfo, necessitando para isso maior contacto com o público, sobretudo no estrangeiro.

"Fernando Pessa, a quem se deve as primeiras exportações artísticas de Amália Rodrigues e Maria de Lurdes Resende, talvez tenha contribuído agora para o lançamento internacional do Conjunto Mistério", escreveram os jornais.

2 comentários:

gps disse...

Falta um S em

"primeiras exportações ..." :)

ié-ié disse...

Corrigido, obrigado!

LT