domingo, 21 de outubro de 2012

CELEBRATION COPY


ATLANTIC - LP-S-39-1 - edição portuguesa (1971)

Side One

Love The One You're With (Stephen Stills) - Music Is Love (David Crosby) - Military Madness (Graham Nash) - Bluebird Revisited (Stephen Stills) - Simple Man (Graham Nash) - Orleans (David Crosby)

Side Two

Long Time Gone (Crosby, Stills & Nash) - Marrakesh Express (Crosby, Stills  & Nash) - Carry On (Crosby, Stills, Nash & Young) - Woodstock (Crosby, Stills, Nash & Young) - Teach Your Children (Crosby, Stills, Nash & Young) - Ohio (Crosby, Stills, Nash & Young).

Este foi dos LPs que mais amei nos meus twenties. Não percebo a razão por que não apareceu ainda em CD.

(repescado de 11 de Maio de 2008)

Colaboração de João Pinheiro de Almeida

17 comentários:

josé disse...

Não conhecia este LP.
Porém, se houve grupo que me influenciou a deixar de dar tanta atenção às sinfonias, foi este. Mais que os Beatles e por causa de uma canção: Teach your children e a pedal steel guitar de Jerry Garcia ( que aprendeu mesmo nessa altura a tocar tal instrumento).

Neil Young, em 72, com Harvest, foi a machadada final. Stephen Stills logo a seguir com Manassas, o máximo que então me prendia a atenção.
It doesn´t matter, é um clássico do rock tingido de country.

Foi por causa deles que comecei a comprar revistas estrangeiras de música popular, numa altura em que já estavam acabados, ou seja, em 1974.

ié-ié disse...

E o Graham Nash, companheiro, não merece uma vibrante citação?

LT

josé disse...

Absolutamente. Passo o primeiro a solo, que afinal são apenas canções para principantes, para desaguar logo nas magníficas histórias selvagens do segundo.
Do mesmo modo, a pedal steel guitar, é o instrumento dominante.
E nas canções para principiantes, a canção para um tipo simples, também me agrada, embora o Chicago fosse a mais escutada na época.

E já desencantei as imagens do All you need. Vão já a seguir para a lojinha.

Vítor Soares disse...

O Graham Nash, para quem não se lembra, saiu dos ingleses Hollies faz agora 40 anos (indo à procura de uma música mais ambiciosa) para formar o que, na altura, se chamava um super-grupo: Crosby (ex-Byrds), Stills (ex-Buffalo Springfield) e Nash, a que se juntaria, posteriormente, o canadiano Neil Young.

Jack Kerouac disse...

Neil Young que também veio dos Buffalo Springfield.

filhote disse...

Sábias, as palavras do José.

"Teach Your Children", uma das primeiras canções que o meu pai ensinou-me na guitarra.

Porém, não esqueçamos "After the Gold Rush" do Neil Young (no meu TOP 10), os dois primeiros solo do Stills (geniais) e o fabuloso "If I Could Only Remember My Name" do David Crosby...

Dessa linha genealógica de artistas, não há nada que não me inspire... Byrds, Buffalo Springfield, Hollies, Gene Clark, Roger McGuinn, Dillards, Gram Parsons...

filhote disse...

José, não deixe de ouvir o LP "The Thorns" (2003-Columbia Records). Produzido pelo guru Brendan O'Brien, junta na mesma banda, The Thorns, os três magos Matthew Sweet, Shawn Mullins e Pete Drodge. A primeira superbanda do Alternative Country (ou Americana). Eu tenho em vinil, mas também há em CD, claro. Se gosta dos Crosby Stills Nash & Young...

E não deixe de ver o novo filme-concerto dos CSN&Y, "Déjà Vu". Realizado por Neil Young, trata-se de um manifesto musical-anti-guerra-Iraque notável!

Muleta disse...

eh eh eu tenho esse disco, que foi sempre motivo de cobiça de um dos meus irmãos........

josé disse...

Teach your children é relativamente fácil de tocar, na acústica, uma vez que com três acordes básicos se faz a festa.
Mas, na verdade, como aliás acontece com as músicas de Neil Young, é o modo de tocar que me impressiona. A aubtileza de Stephen Stills, a dedilhar, é impressionante. Basta reparar como o tipo toca Blackbird dos Beatles, num dvd dos CSN&Y que anda por aí.
Ou como faz o solo em guitarra acústica, no Teach your children.
OU ainda, principalmente, como toca 4+20, num dvd sobre os CSN&Y, numa gravação de 1969, no dia seguinte a Woodstock em que os CSN&Y participaram e em que S.Stills, mostra a lama que ainda tinha nas calças de ganga ( a preto e branco).
Essa interpretação de 4+20 é simplesmente um repositório de toda a arte de Stills.
Os presentes que incluiam Jorma Kaulonen e Jack Casady ( então dos Jefferson Airplane e depois dos Hot Tuna), Joni Mitchell e ainda David Crosby, ficaram abananados.
Stills pega na Martin D-41 ( parece-me) e o modo como pega na guitarra e a dedilha é fabuloso.

Foi sempre essa subtileza que me agradou na música dos CSN&Y.

josé disse...

Aliás, todos os grandes guitarristas acústicos, têm essa subtileza.
Outro que tal é Jim Messina e isso vê-se num dvd do Old grey whistle test. ( se calhar há no you tube). Ou ainda Steve Miller, a tocar The Joker ( este há mesmo no you tube).

Rato disse...

Não me lembro desta coletânea portuguesa dos CSNY. De qualquer modo, em 1971 muito raramente gastava dinheiro em compilações (essas fazia-as eu em cassette, claro), sobretudo de intérpretes da minha estima pessoal. Os originais é que me levavam o carcanhol todo. E os CSNY eram mesmo prioritários, quer a solo quer em conjunto(s). O único album dessa altura que esteve longe, muito longe de me "encher as medidas" (sorry, José) a ponto de me ter desfeito dele, foi o "Wild Tales" do Nash. Em contrapartida, e falando somente dos albuns a solo, o "Songs For Beginners" ainda hoje está alojado cá dentro, num lugar muito especial, tendo apenas por companhia o "After The Gold Rush" do Young.

josé disse...

De todos os discos a solo, dos membros dos CSN&Y, o After the gold rush é bem capaz de ser o mais aperfeiçoado. Isso, visto agora, e à distância do tempo.

Mas, para mim, Manassas de Stephen Stills, conserva o prazer do mito de nunca o ter ouvido integralmente na época. Só o arranjei nos anos oitenta e em versão espanhola, com letras das canções traduzidas.
ALiás, é um dos discos que um dia destes vou tentar arranjar em versão original, com prensagem americana.

O Wild Tales, conserva o mesmo perfume do indizível. É um disco de pedal steel guitar e que me marcou muito no ano em que saiu.
Como esse, há o Someday´s you eat the beer dos Ian Matthews, também pelo mesmo motivo- o uso da pedal steel guitar.
E ainda outro que teve o mesmo efeito: Crosby and Nash, de 72, com a canção Southbound train. Mítica, só apanhei o disco, nos anos noventa por ocasião da celebração dos 40 anos da Atlantic.

ié-ié disse...

Não há nada a fazer! O José lembra-se e gosta dos mesmos LPs que eu.

LT

josé disse...

Ah! Então, vou escrever sobre os Hot Tuna, quando tiver tempo...para tentar mostrar como a imitação, por vezes, supera o original.

josé disse...

E afinal o disco David Corsby/ Graham Nash, saiu na celebração dos 50 anos da Atlantic do turco Ertgun.

Ainda ficou por sair, no entanto, o disco ao vivo, da dupla e da mesma época. Esse, nunca ouvi.

Vítor Soares disse...

Depois de tantos comentários acho que merece uma palavra o tema que abre o primeiro disco dos Crosby, Stills & Nash. É uma suite: Judy Blue Eyes, dedicada por Stephen Stills a Judy Collins. Uma pérola de harmonias vocais que, de resto, esteve na origem da formação do próprio grupo, quando Graham Nash se juntou a David Crosby e a Stephen Stills, conforme se pode ler aqui http://en.wikipedia.org/wiki/Suite:_Judy_Blue_Eyes

Bobbyzé disse...

Acabadinho de chegar de 2 dias de passeio ao lago de Constança, onde esteve um tempinho espectacular, constato que se começa a falar de gente séria!!!Estes gajos eram mesmo o màximo!E pena que ainda nao se possa pôr o som neste blog, senao era com imenso prazer que vos oferecia uma entrevista que fiz com o Stephen Stills em Estrasburgo, quando este veio expressamente de L.A para assistir ao concerto da cantôra francesa Veronique Sanson, na altura sua esposa.Divorciaram uns anos depois porque o SS quando estava com os copos, batia-lhe e ela nao foi na cantiga!!!Nessa entrevista, realizada em espanhol, O Steve Stills, jà com umas aguardentes no pêlo, conta-me sacanices acerca do Neil Young!!E de partir o côco a rir!!!De todos os 4, as minhas preferências foram sempre para o Stephen STILLS.
Constato que vocês conhecem muito bem o assunto.Porém um pequeno pormenor vos escapa:ninguém abordou a influência exercida pela JONI MITCHELL sobre estes 4 comparsas.Eles devem imenso a esta grande senhora.E o Graham Nash acabou por casar com ela!Coisas que acontecem!