quinta-feira, 31 de maio de 2012
O 1º TOP PORTUGUÊS DE DISCOS
Salvo opinião em contrário, este terá sido o primeiro top português de discos, baseado não em vendas, mas em votação popular, estilo concurso.
"Hit Parade - Estúdio" foi o título escolhido.
Foi organizado por Carlos Ricardo na revista "Estúdio" no dia 05 de Março de 1959, há 53 anos!
O top era quinzenal e para a sua votação, o crítico de música da revista colocava à consideração uma série de gravações. O leitor escolhia três.
A partir deste número - escrevia a revista dedicada ao cinema, mas com páginas reservadas à música - "No Mundo do Disco" apresentará, quinzenalmente, um concurso que, decerto, irá conquistar todos os nossos leitores, pois além de constituir um bom motivo de competição entre as canções mais apreciadas durante a quinzena, ainda oferece alguns prémios valiosos.
O podium deste primeiro top foi o seguinte:
01 - Uma Mão Cheia De Sol - Quarteto Renato Bery e cançonetistas Rio e Lya Mion (Telefunken)
02 - Cabecita No Ombro - Gregório Barrios (Parlophone)
03 - King Creole e As Long As I Have You - Elvis Presley (RCA)
Este top tinha expressão radiofónica:
Na Rádio Peninsular, todos os sábados cerca das 15 horas e 30 minutos, a revista Estúdio de colaboração com o programa "Passatempo Para Jovens" apresenta uma rubrica musical dedicada ao novo concurso "Hit Parade - Estúdio".
A partir de 1960, este top passou a designar-se "Os Mais Populares do Disco".
Quanto ao primeiro top de vendas, o primeiro terá sido, por inquérito, publicado no suplemento "A Mosca", do "Diário de Lisboa" no dia 12 de Abril de 1969 com o título "Bolsa do Disco".
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
12 comentários:
"Passatempo para Jovens" era gravado no Cinema Restelo, ou pelo menos foi algumas vezes, onde se apresentaram, entre outros, Os Conchas.
mais uma prova de que se ouvia o Elvis Presley em Portugal e que não era proibido como alguns por aí dizem
Nunca ouvi essa de o Elvis ter sido proibido em Portugal. É uma novidade para mim!
LT
O Elvis proibido????? essa merece música. Mas não tinhamos democracia, isso garanto!
O Elvis era mesmo proibido.
As "Suspicious Minds" da PIDE chegaram a encarcerar o cantor, tendo sido tratado como um "Hound Dog", levando o inconsolável a um "Surrender", pelo que passaria a entoar canções de protesto como a revolucionária "Jailhouse Rock".
O regime, cedendo a grandes pressões, acabaria por o colocar em prisão domiciliária no "Heartbreak Hotel" embora "Lonesome Tonight".
Porém, tudo acabaria num acordo com as autoridades,face à promessa deste de "A Little Less Conversation" o que lhe permitiria finalmente embarcar para Las Vegas.
( Ainda no "Hertbreak Hotel", logrou seduzir uma criada de quarto, ao segredar-lhe ao ouvido "Love Me Tender", "It's Now or Never", por alguma coisa lhe chamam Elvis the Pelvis ),
JR
segundo alguns ditos entendidos o elvis presley foi proibido em portugal, razao pela qual os seus discos nao foram editados na altura mas tardiamente, algures na decada 60. eles dizem que o rock n roll era mal visto pelo regime mas tambem nao me lembro de tal coisa
gostava de saber que "ditos entendidos" são esses...
LT
Parece-me que o nome é Carlos Ricardo.
googlando encontrei umas pequenas referências sobre a revista
+"revsta estúdio"+"domingos mascarenhas"
Pela leitura dos recortes apresentados percebe-se que a lista de 1963 ia no seu 4º ano por isso esta é a inicial e assim não se voltou a referir a anterior.
http://lojadeesquina.blogspot.pt/2007/10/imprensa-de-msica-em-portugal.html
Isso do Elvis não faz muito sentido...os filmes dele passavam nos cinemas em Portugal nos anos 50, que proibição seria essa ?
deveria haver uma etiqueta específica para esta evolução dos tops e afins
LoooLLL JR.
Notável!!!
Enviar um comentário