sexta-feira, 18 de maio de 2012

ÚNICO EP DOS GUITARRAS DE FOGO (1966)


A VOZ DO DONO - 7 LEM 3154 - 1966 (Março)

Sutha Sutha (Lemmy Special) - Memphis (Chuck Berry) - Penniefluitjie (F. Woolpritge) - Seguirei O Sol (I'll Follow The Sun) (Lennon/McCartney/Carlos Gândara)

Da esquerda para a direita: António Gândara (viola solo), José Lourenço (bateria), Carlos Gândara (voz e viola baixo) e João Luís Ramos (viola ritmo).

Os Guitarras de Fogo formaram-se em Lisboa em 1961, sendo um dos mais antigos conjuntos yé-yé portugueses. Segundo João Charana, que foi membro fundador, antes deles só o Conjunto Nova Onda.

O grupo formou-se na Escola Luís Camões, em Lisboa, com três alunos, João Charana (vocalista e viola), António Gândara (viola) e José Lourenço (bateria) que avocaram João Luís Ramos, amigo e vizinho de José Lourenço.

O repertório era essencialmente constituído por música francesa (Richard Anthony, Chats Sauvages) e ainda Ventures, Shadows e Beatles.

Em 1965 gravaram este EP para a Valentim de Carvlho (só nos deram duas horas para gravar) e em Outubro ganharam a 10ª eliminatória do Concurso Yé-Yé no Teatro Monumental, em Lisboa, tendo sido eliminados na 3ª eliminatória, no dia 22 de Janeiro de 1966, pelos Espaciais, do Porto.

Alegam que foram eles que deram a conhecer o kwela ao Duo Ouro Negro quando actuavam juntos nos intervalos de do filme "The Young Ones", com Clif Richard, no cinema Lys, em Lisboa.

Nas várias formações do grupo também fizeram parte, entre outros, Edmundo Silva, Luís Waddington, Zé Nabo e Jorge Palma.

O grupo desfez-se no final de 1966.

14 comentários:

bissaide disse...

Tenho referência a esta mesma formação, mas surgiu-me uma dúvida: o grupo não tinha baterista?

PS: Não há para aí um exemplar a mais deste disco? ;-)

Jack Kerouac disse...

"...As surpresas

VEM Cândido Mota, de blusão de cabedal, que passa às apresentações. Por momentos recorda «o Caruncho, a Primorosa, o Stones, locais de má reputação e boa música», e diz que a banda seguinte começou em 1961 no Liceu Camões, «e chama-se Guitarras de Fogo». Entre outros, também por ela passaram o Jorge Palma e o Zé Nabo. Hoje são o álbum de recordações de um empresário, um piloto e um chefe de cabina da TAP, aliados a um profissional de seguros. Um deles é o nosso anterior mestre de cerimónias, agora perfeitamente desimpedido para fazer o que ali veio fazer. Juntam-se para tocar rock. Há novos problemas de som, que implicam uma nova pausa para novo rearranjo dos cabos, mas lá surge um tema em francês, e depois um instrumental cheio de glissandos na guitarra. Romântico..."

Edward Soja disse...

Mas então... eram da Caparica (os membros, ou a banda?) e foram formados no Liceu Camões?

A banda era lisboeta, então.
Os membros, almadenses.

Assim é que deve ser entendido.

Dizei se não.
:)

ié-ié disse...

Podia ser da Caparica e terem-se conhecido no Liceu Camões...

LT

Edward Soja disse...

Pois é, pois é...
(caramba...)
:)

JC disse...

O "Nova Onda" ser considerado um conjunto Yé-Yé só com alguma boa vontade...

Jack Kerouac disse...

Afinal sempre era uma banda de Lisboa....com origem no Liceu Camões.

ié-ié disse...

Não é Liceu Camões, é Escola Camões. Eles são de facto da Costa (ou perto dela), mas preferem identificar-se com a Escola Camões.

LT

ié-ié disse...

Porque não, JC?

LT

David Rosa disse...

Boa tarde.Aqui por ALmada,diz-se que eram da costa da caparica.

David Rosa disse...

Boa tarde.Aqui por ALmada,diz-se que eram da costa da caparica.

JC disse...

E porque sim, LT? Pela memória que guardo, acho não era o típico conjunto Ié-Ié. Digamos que era "mais ou menos". Mas não vou à guerra por isso...

filhote disse...

Malhete!!!

Anónimo disse...

Aproveito para esclarecer que os irmãos Gândara cresceram na linha de Sintra e estudaram no Liceu Camões