quinta-feira, 12 de agosto de 2010

OS "50 ANOS" DOS BEATLES


Por uma qualquer razão que desconheço, anda gente - só em Portugal, diga-se - a comemorar uns tais 50 anos dos Beatles!

Que embuste!

A "data" já tinha sido assinalada no início do ano com uma exposição itinerante, este Verão, que eu saiba, já falaram de "outros 50 anos" a "Sábado", o "Diário de Notícias" e a SIC-Notícias.

Este blogue foi contactado para comentar "esses 50 anos", mas escusou-se a contribuir para a manipulação da opinião pública.

Se querem comemorar dignamente uns 50 anos dos Beatles, então atentem à data de 06 de Julho de 1957, dia em que John e Paul se conheceram, ou então à data de 05 de Outubro de 1962, data da edição do primeiro disco dos Beatles, "Love Me Do".

Agora, por favor, não inventem datas!

O "Diário de Notícias" escolheu a data de 12 de Agosto de 1960, quando Pete Best entrou para os Beatles, para assinalar os 50 anos da banda, enquanto a "Sábado" optou pela data de 17 de Agosto de 1960, data do primeiro concerto em Hamburgo, para assinalar a pretensa efeméride.

Se houver mais jornais que queiram "dizer algo, sobretudo com novidades", proponho outras datas:

16AGO60 - os Beatles deixam Liverpool a caminho de Hamburgo para uma série de 48 datas no Indra Club (Hamburgo). Pararam em Londres e apanharam um ferry em Harwich para Hook, na Holanda;

03OUT60 - Último concerto no Indra Club;

04OUT60 - os Beatles mudaram-se do Indra para o Kaiserkeller, onde também tocava Ringo Starr (então nos Hurricanes de Rory Storm), para uma série de mais 58 datas;

10OUT60 - os Beatles queixam-se do palco do Kaiserkeller e começam a actuar anarquicamente com o público a delirar;

15OUT60 - o contrato dos Beatles foi prorrogado até 31 de Dezembro; Klaus Voorman e Astrid Kirchherr conheceram os Beatles; Astrid e Stu começaram a andar juntos; primeiras fotos de Astrid aos Beatles;

16OUT60 - os Beatles gravam amadoramente "Summertime" com Walter Eymond, vocalista dos Hurricanes; Ringo também estava, por isso foi a primeira vez que gravaram juntos;

21NOV60 - deportação de George Harrison por menoridade;

29NOV60 - Peter Eckhorn e Paul McCartney, acidentalmente, pegaram fogo nos bastidores do Kaiserkeller;

30NOV60 - Tony Sheridan toca com os Beatles no Top Ten Club (Hamburgo);

01DEZ60 - deportação de Paul McCartney por fogo posto;

10DEZ60 - John Lennon regressa a Londres de comboio e Stu fica na Alemanha com Astrid;

17DEZ60 - com Stu na Alemanha, Pete Best contacta Chas Newby para tocar baixo e tocam no Casbah;

24DEZ60 - concerto no Grosvenor Ballroom, Liscard;

27DEZ60 - concerto no Litherland Town Hall, Liverpool;

31DEZ60 - concerto no Casbah Coffee Club, West Derby, Liverpool.

Escolham!

LPA

34 comentários:

Anónimo disse...

Excelente, parabéns!

NA

Anónimo disse...

A data de 17-08-1060, o primeiro concerto público da banda em Hamburgo, é uma data digna de fundamentar um comemoração cinquentenária dos Beatles

Vejamos:
1- A banda designara nesse mesmo ano a denominação definitiva de “The Beatles”, “ergo sum” existia para além de qualquer cartesiana dúvida;

2- Se a composição da banda se alterou depois daquela data, sobretudo com a inclusão definitiva de Ringo, tal circunstância não é suficiente para anular a pré-existência de uma banda que contaria em definitivo com ¾ de “fundadores”, entre os quais o inegável “core” Lennon/MCcartney. Se assim não fosse então teríamos que pôr em causa, por exemplo, a data dos Rolling Stones que hoje apenas contam com três do sexteto inicial;

3- A circunstância de “Love me Do” surgir dois anos depois daquela data, também não pode escamotear a pré-existência de uma banda que daria uma série,de concertos, mais do que suficientes para expor publicamente a sua música e com bastante aceitação pública.

Se assim não fosse teríamos de apagar do mapa os Babies e José Cid antes do primeiro disco deste, coisa que julgo, nenhuma enciclopédia do yé-yé fará a Cid ( e muito menos aos Beatles). Por esta razão já aqui foi definido que o José Cid e os Babies, até com aparição televisiva, é um dos grandes candidatos a “pai” do rock português. Haja pois coerência.

Aliás “Love me Do” tinha sido escrita por Mccartney entre 1958-59.


Parecem-me razões mais que suficientes para não descurar esta data de 17-08-1060.

Se são amantes dos Beatles por favor não reescrevam a história cingidos à data de um …. “single” já que um produto musical é melhor admirável “live” do que um objecto de estúdio para as massas.

JR

PS: Não estou ligado a nenhuma acção publicitária ou algum dos meios de informação citados
Sou apenas um admirador dos Beatles que muito gostaria de ter presenciado seu primeiro concerto em Hamburgo.

Anónimo disse...

Errata 1960 (em vez de 1060)

JR

Abel Rosa disse...

Meu caro Luis...é o Assunto, é preciso assunto para encher linguados, e depois impressionam com meia dúzia de bitates ou melhor Beatletates...o engraçado é a quantidade de especialistas sobre os Beatles que grassam ( ou graxam?) cá no burgo, é de realçar...ou de recalcar?

ié-ié disse...

Por mim, até se pode assinalar os 50 anos do primeiro concerto em Hamburgo, não vejo mal nisso, até porque a digressão alemã foi importante para a história dos Beatles.

Mas daí a considerar a data como os "50 anos dos Beatles" já é um passo maior do que a perna (digo eu!).

LT

Anónimo disse...

Outro mal, será um passo menor que a perna, é apagar da história tudo antes de "Love Me Do".

Seria como um aniversário de uma pessoa a partir da data em que esta pronunciou o seu nome ou o dos pais, em vez da do seu nascimento.

Julgo não ser necessário ser um "sumo-sacerdote" de uma qualquer ciência esotérica dedicada aos Beatles, ou dogma que só os diplomados purpurados podem dar "imprimatur",
para ter a perepção importância do primeiro concerto de Hamburgo por de uma banda denominada "The Beatles".

Esta data e a da edição de "love Me Do" são as datas mais determinantes dos Beatles.

As outras são menos determinantes e muita poeira no ar ( como a da deportação de Harrison ou a viagem de comboio de Lennon).

FELIZ ANIVERSÀRIO e BEATLES FOREVER ( onde é que eu já vi isto ?)

JR

filhote disse...

Tudo bem, JR. Entendido.

Porém, os Rolling Stones nunca foram um sexteto, e apenas comemorarão os 50 anos de carreira em 2012. Foi em 1962 que se apresentaram pela primeira vez, ao vivo, como The Rolling Stones, sendo referidos na imprensa como tal. Foi também nesse ano que realizaram as primeiras gravações.

Formação em 1962: Mick Jagger (voz e harmónica); Keith Richard (guitarra e voz); Brian Jones (guitarra e harmónica); Bill Wyman (baixo e voz); Charlie Watts (bateria).

Obviamente, o facto de um dos elementos ter falecido em 1969, e outro ter optado pela reforma após a digressão de 1989/90, não altera em nada a identidade e o nome da banda.

E, depois, Ronnie Wood está na família desde 1975... há 35 anos!!!

nota - em 1962, Keith Richard, e não Keith Richards. A omissão do S tratou-se de um truque do manager/produtor Andrew Loog Oldham com o intuito de criar alguma familiariedade do público com o nome do guitarrista/compositor... Cliff Richard, percebem?...

Quanto aos 50 anos dos Beatles, eles deveriam ser celebrados da mesma forma. A partir da data em que se apresentaram pela primeira vez como... Beatles.

Faz agora 50 anos? Então, embora, vamos comemorar! Parabéns!!!!

ié-ié disse...

Notoriamente, JR não percebeu a ironia...

LT

ié-ié disse...

Só que, Filhote, os Beatles apresentaram-se como tal, ao vivo, muito antes de Hamburgo. Não foi o primeiro concerto deles e a 12 de Agosto não houve nada, a não ser a entrada de Pete Best!

É suficiente para comemorar 50 anos?

LT

ié-ié disse...

Já agora: porque só em Portugal se assinala a "data"?

LT

filhote disse...

Se assim foi, Ié-Ié - ainda não tive tempo para consultar a literatura -, estas pseudo-lusitanas-comemorações não fazem mesmo sentido nenhum...

E, sim, até agora só ouvi falar desta efeméride via Portugal. Aqui no Brasil, onde os Beatles são "doença", o pessoal não está nem aí!

ié-ié disse...

Para provar que não sou sectário, já programei um pequeno "post" para o dia 17 de Agosto para assinalar os 50 anos do primeiro concerto do Indra.

Já tinha dito que achava a data relevante no contexto da história dos Beatles.

Mas tão-só isso!

LT

Jack Kerouac disse...

Eh pá, por mim, desde que se fale nos Beatles está tudo bem, até pode ser para assinalar os 50 anos em que o John Lennon "comprou" a primeira Rickenbaker, ou que o George Harrisson partiu a primeira corda da guitarra....sempre serve para sairem mais umas edições especiais sobre os Fab Four, que aposto que já fazem parte aí das colecções.

JT disse...

o wikipedia também refere Agosto de 1960

Years active 1960–1970

The Beatles were an English rock band, formed in Liverpool in 1960 (...)

Joining on bass in January, Lennon's fellow student Stuart Sutcliffe suggested changing the band name to "The Beetles" as a tribute to Buddy Holly and The Crickets, and they became "The Beatals" for the first few months of the year.

After trying other names including "Johnny and the Moondogs", "Long John and The Beetles" and "The Silver Beatles", the band finally became "The Beatles" in August.

http://en.wikipedia.org/wiki/The_Beatles

JT disse...

Será que os jornais portugueses tem razão :)

JT disse...

Também concordo que terá sido entre 1957 e 1962 (mas terá sido depois do encontro entre JL e PM e antes do lançamento de Love Me Do)

JT disse...

Será mesmo um embuste.

Pelo que tenho lido, haverá lógica na comemoração do 50º aniversário durante o presente ano

JT disse...

Afinal não é só em Portugal :)

http://wogew.blogspot.com/2010/01/beatles-50th-anniversary-celebrations.html

2010 marks the 50th anniversary of the Beatles. Why? Because come August, it will be 50 years since the Beatles abandoned their jobs and schools to go to Hamburg and work professionally as musicians.

Upon Allan Williams' proposal, they gave up their day jobs, recruited Pete Best to become their drummer and set forth to Hamburg, where they effectively started their career by becoming the resident band at the Indra Club on August 17th, 1960.

This will not go unnoticed. At least, not in Hamburg!

JT2 disse...

50ºaniversário

http://www.facebook.com/group.php?gid=148633569648

http://www.examiner.com/interior-design-in-allentown/in-celebration-of-the-beatles-50th-anniversary-century-furniture-embraces-beatlemania

(mobiliário para beatlemaníacos)

http://www.thestar.com/travel/europe/article/847031--hometown-of-the-beatles-celebrates-50th-anniversary

(Liverpool também comemora o 50º aniversário)


http://www.beatles-festival.com

From website: On the occasion of the 50th anniversary of the Beatles and with the compliments of Mike Storey CBE, Lord Mayor of Liverpool and Joe Flannery, Liverpool's present culture ambassador and former partner of Brian Epstein, we proudly present the Come Together Festival 2010. Coverage of the festival can be seen and heard on radio and television.

Abel Rosa disse...

Pronto vamos então CELEBRAR a música quero lá saber quantos anos tem...

JC disse...

Bom, deixem-me lá mandar tb o meu palpite, embora não vá dizer nada de novo: no caso específico dos Beatles - escuso-me a adiantar as razões mas terão que ver c/ Pete Best, Ringo, Stu, etc - a unica data que efectivamente faz sentido é 5/10/62, edição de "Love Me Do". E disse!

Anónimo disse...

Parece que ficou também sobejamente demonstrado que não só em Portugal se comemoram os 50 anos dos Beatles.

E ainda que fosse apenas Portugal ( a incontornável Wikipedia e milhentos opúsculos que davam para encher uma estante) a “descobrir” a existência dos Beatles em 1960, não deixaria de ser relevante vindo de um país que também descobriu “novos mundos ao mundo” e que sem a sua pioneirismo quinhentista o mundo estaria atrasado um século, sem Fenders ou Gibsons, consequentemente, sem Beatles.

Nem tudo que é nacional é mau, a começar pelo vinho como um oportuno e recente post de Filhote veio demonstrar.

Se alguma coisa é incontestável na história dos Beatles é que, em 1960, estes EXISTIAM com esta denominação, já então dispondo de ¾ da composição definitiva, além da circunstância de Mcartney já ter escrito “Love me Do” e em alguma altura a ter tocado “live” em alguns dos muitos concertos que deram em Hamburgo e também Liverpool.

Se Beatles existem em 1960, porquê reduzir o início da sua existência a uma singularidade de prensagem e edição discográfica de um “single”. Teríamos também que apagar do mapa Haydn, Mozart, Beethoven, Mahler ….. e todos aqueles músicos que nasceram antes da indústria discográfica.

Quanto aos Rolling Stones,e à atenção de Filhote ( cumprimentos !) , o pianista Ian Stewart é o “sexto” stone na formação inicial, sexteto, de 1962 .
Quem quer tramar Ian Stewart ?

(Não me levem a mal, digo só por piada. Estaline corre o risco de vir a ficar mais aliviado na tumba com tantos apagamentos na história !)

JR

Anónimo disse...

Dear Paul and Ringo

Serve a presente para denunciar que andam para aí uns gajos, sobretudo na terra onde tu Paul compuseste “Yesterday” e “Penina” e fizeste dois pedidos de casamento, a comemorar um cinquentenário da vossa banda, para gáudio dos admiradores (e repúdio de alguns entendidos) comemoração que pode constituir uma cruel injúria ou usurpação do nome da banda.
Vocês não existiam como banda antes da edição discográfica de “Love me Do”, right ?

Best regards.

JR


PS: Por favor alguém use os seus contactos para fazer chegar o email aos destinatários e obter uma resposta para a história.

LSO disse...

Quanto a mim os grupos aparecem no dia em que os vários elementos se organizam e decidem fundar o grupo.
Sobre os 50 anos. Parece-me que os Beatles não começaram a sua actividade logo em cima do palco a darem um concerto. Eram génios mas não exageremos. Assim sendo, voto na hipótese dos Beatles já terem mais de 50 anos e desta comemoração ser acerca do "tal" concerto. Mas atenção, pouco percebo de Beatles e para mim eles devem ter uns 30 anos... foi mais ou menos há 30 anos de comprei o meu primeiro LP dos Beatles.
Um abraço de bom Verão para todos. Com Beatles e com Stones.

LSO disse...

A Visão convidou o David Ferreira a escrever um texto sobre os 50 anos de Beatles. Ainda não o li, mas já cá tenho a revista. Alguém leu?

JC disse...

Ora vamos lá ver... Os grupos pop/rock não são propriamente sociedades anónimas, firmas comerciais ou clubes de futebol (e mesmo nestes existem dúvidas), com escritura realizada no notário, do tipo Established 19 e troca o passo, ou Casa Fundada em... Quem conhece um pouco da História do pop/rock, e todos nós, que por aqui mandamos palpites, conhecemos um pouco e o LT talvez mais do que todos nós juntos, sabemos que os grupos pop/rock não têm normalmente uma gestação clara; mas vão evoluindo, por vezes mudando de nome, tipo de música abordada, pessoal etc, etc. Alguns nem sequer tiveram, praticamente, existência real. Não vale sequer a pena estar a dar exemplos. Por isso mesmo, na grande maioria dos casos falar da data fundadora de um grupo é um perfeito disparate. Os Beatles, claro, como grupo mais significativo, não escapam a esse disparate que de rigor nada tem e apenas se destina a vender papel, megabytes e tempo de antena, o que o LT mtº bem por aqui denunciou. Datas significativas dos Beatles haverá mtªs outras, como a da edição de "Love Me Do", do "Sgt Peppers", do 1º concerto nos USA, etc, etc. Como as há de outros grupos, claro. Entrar em discussões deste tipo, meus caros e s/ qualquer tipo de ofensa, é apenas prestar tributo ao disparate.

LSO disse...

JC, ora nem mais.

John & George disse...

Me and me mate want to let you know and leave it clear that before the shows of Hamburg in August 1960, we had a few shows in our homeland, Liverpool!

Love & Hare krishna!

John & George

Anónimo disse...

Dear John and George

Thank you very much for your answer.

I knew it !."There will be an answer, Let it be"

Shows in 1960 at Liverpool and Hamburg. Sure, you are not ghosts at that time.

So, "Get Back to where you once belonged". 1960, I presume.Give 1960 a chance.

One thing I disagree with you George. Some things must not pass.

Love & Hare Krishna for you to.

JR

ié-ié disse...

Ooooh! A Uncut publica um artigo sobre Paul McCartney, com declarações suas, e esqueceram-se de falar nos "50 anos dos Beatles".

LT

filhote disse...

JR:

Por aqui, ninguém quer tramar Ian Stewart. Pelo contrário. Sempre fui fã incondicional do Boogie Woogie de "Stu".

Como é óbvio, referia-me exclusivamente aos Rolling Stones como "recording group", fazendo questão de os identificar na sua encarnação "definitiva" e de conhecimento do grande público.

O que não invalida, num sentido mais geral - ou restrito, dependendo do ponto de vista -, que Ian Stewart seja um Stone. Um eterno membro da família. Como, aliás, Bobby Keyes (desde 1971), Chuck Leavell (desde 1986), Darryl Jones (desde 1993), e outros notáveis.

Keef, "the main man", sempre frisou que todos os que sobem ao palco com "eles" são Rolling Stones. A título de exemplo, basta recordar que Billy Preston, nas digressões de 1975 e 1976, interpretava dois números solo a meio do show. A saber: "That's Life" e "Out-a Space".

Porém, quando chega a hora da verdade, de tirar uma simples foto, de dar a cara, ficamos a saber que os Stones eram 5, e actualmente 4.

Para os verdadeiros puristas, os Rolling Stones, anunciando-se como tal, subiram pela primeira vez a um palco no dia 12 de Julho de 1962. Foi no Marquee, em Oxford Street, Londres, tendo a banda recebido uma boa crítica no jornal Disc. A formação era a seguinte: Mick Jagger (voz); Keith Richards (guitarra); Brian “Elmo Lewis” Jones (guitarra); Dick Taylor (baixo); Ian Stewart (piano); Mick Avory (bateria).

Ora aqui está o seu sexteto, JR!!!!

(nota – Dick Taylor viria a fundar os Pretty Things, e Mick Avory a integrar os Kinks)

Para sermos mais puristas ainda, poderíamos definir a fundação dos Stones naquele lendário reencontro entre Jagger e Richards na estação de comboios de Dartford. Foi em Outubro de 1961...

Abraço!!!!

ié-ié disse...

Não sendo, como diz o JC, fácil de carimbar o nascimento de uma banda, pelas vicissitudes por que passa e pela ausência de uma pègada notarial, sou, como o Filhote, adepto dos chamados encontros lendários.

No caso dos Beatles é a festa paroquial de 06 de Julho de 1957, quando John Lennon ficou embasbacado ao ouvir Paul McCartney cantar toda a letra de "Twenty Flight Rock".

Isso é que é simbólico! Para dizer a verdade, foi aí que tudo começou! (digo eu).

E o resto é...

LT

filhote disse...

Subscrevo, Ié-Ié!

PPBEAT disse...

,,,,and is another clue for you all......The Man of Flaming Pie is on the Hill in Pepperland....... He Knows !!!!!!