terça-feira, 17 de agosto de 2010

RETIRO DA SEVERA


Colaboração de Alfredo Nunes

6 comentários:

fadodaf disse...

sugestão de etiquetas:

Fado
Ercilia Costa
Homenagens
Armandinho
Alfredo Marceneiro
Casas de Fado
1939


Fados, Variações e Guitarradas

sa(fado) disse...

Lisboa ????? :(

Camilo disse...

... dá que pensar...!
Alfredo Marceneiro... Armandinho... num corpo de letra tão pequenino comparado com uma tal de Ercília Costa de quem nunca ouvi falar.

Obrigadinho ó "IÉ-IÉ"...
Graças a ti, acabo de descobrir a "alma-do-fado" (de 1939...)

Cámanuel ou talvez não disse...

Os bebés nascidos depois dos 80s, claro que não se lembram ou nunca ouviram falar desta grande fadista.

Camilo disse...

Depois dos 80s...(?!)
Pois, pois...

fatum disse...

A biografia da infopédia tem uma incoerência pois não refere 1939 no que toca a esta homenagem

Ercília Costa

Fadista e actriz, nasceu a 3 de Agosto de 1902, na Costa da Caparica, e faleceu a 16 de Novembro de 1986, em Algés. Foi a primeira grande estrela internacional do fado. (...)grava um disco em Madrid, com a etiqueta da Odeon. Essas gravações, em que é acompanhada por Armandinho, só disponíveis ao público em 1930, foram passadas para CD, pela Tradisom. Já antes, em 1929, saíra um outro disco, pela editora Brunswick.
(...)Em 1936, no Brasil, numa comitiva que incluía Vasco Santana e Mirita Casimiro. Quando regressou do Brasil foi recebida em apoteose, tendo-se realizado noites de homenagem a Ercília Costa. Em 1937, foi a vez de Paris e, dois anos depois, actuou na Feira Mundial de Nova Iorque, a que se sucedeu uma grande digressão por terras americanas, tendo chegado mesmo a conviver com grandes estrelas como Bing Crosby e Cary Grant. Ali, de resto, editou um disco, pela Colúmbia. Também passou pela Alemanha, Reino Unido, Espanha, entre outros países. Foi assim a grande estrela portuguesa no estrangeiro antes de Amália. Em 1945, regressou ao Brasil, onde permaneceu durante 15 meses, integrada na Companhia de Olga Garrido. De volta a Portugal, participou no filme Madragoa (1950), de Perdigão Queiroga.


Como referenciar este artigo:
Ercília Costa. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2010. [Consult. 2010-08-19].
Disponível na www: .