terça-feira, 28 de outubro de 2008

HOTEL CALIFORNIA


Em 1976 deveriam existir nos EUA algumas centenas de hotéis chamados Hotel California.

Com a publicação, nesse ano, do álbum dos Eagles com o mesmo nome, esse número teve ter sido largamente aumentado.

Muitos fanáticos da música devem ter-se posto a caminho da Califórnia, por essa altura, só para ter o prazer de pôr os "butes" nesse instântaneamente célebre hotel ("such a lovely place, such a lovely place...").

Mas, de duas uma: ou regressaram a penates com a "viola dentro do saco"; ou então comeram gato por lebre...

Na verdade, o Hotel California a que se referiram os Eagles nunca existiu. Foi uma simples "abstracção" e mesmo a capa do disco não era mais do que uma montagem com base em imagens do Beverly Hills Hotel, de que aqui vos deixo uma foto.

Eu próprio não deixei de ficar no meu Hotel California, situado no 1.670 Ocean Boulevard, não longe (em LA esta expressão é sempre relativa...) da casa do Eric Clapton que deu nome e capa a um dos seus LPs.

É claro que não andei à procura de nenhum Hotel Califórnia em particular, mas tive de optar por este após diversas tentativas fracassadas para encontrar alojamento em Santa Mónica, num fim de semana.

Foi, de longe, o hotel mais caro onde dormi em toda a nossa viagem, mas que se lixe... Não fui a LA para perder tempo à procura de hóteis e este tinha, ao menos, a vantagem de ficar mesmo junto à praia, quase podendo saltar directamente da cama para dentro de água...!

Mas se vos maço com este assunto, não é pelo hotel em si, mas pelo simples facto de, pela primeira vez na minha vida, ter dormido com uma guitarra eléctrica pendurada na parede do meu quarto! Nem nos meus tempos de adolescente me passou pela cabeça pendurar um "poster" que fosse dos meus ídolos da música. Preferia forrá-las com carros de corrida...

Deixem que vos diga que adormecer a olhar para uma guitarra pendurada na parede, não é fácil... Fosse ela acústica e passarinhos e vozes celestias poderiam invadir o meu sono, através das idílicas apariçõesde Joan Baez, Marianne Faifhfull, Sandy Denny...

Mas, que diabo, uma guitarra eléctrica poderia ser pasto para sonhos verdadeiramente demoníacos: B.B. King a rangê-la durante toda a noite aos meus ouvidos...!; Jimi Hendrix a entrar-me pela janela dentro, envolto numa bola de fogo...!; Pete Townshend a parti-la à cacetada nas minhas costas, como naquela noite de Woodstock...!

Mas acabei por dormir que nem um santinho e manhã cedo, muito cedinho, já molhava os pés em Santa Monica Beach, tentando imaginar as "boas vibrações" que por lá se fizeram sentir, "a long, long time ago"...

Colaboração de Luís Mira

2 comentários:

josé disse...

Na capa interior do LP ( Hotel California) aparece o hall de um hotem real. Numa varanda, uma figura misteriosa, assoma por entre colunas e já foi identificada como Mr. D., himself, o Anjo Caído.

Tem piada.

Anónimo disse...

"Sempre" ouvi dizer que o Hotel California era uma prisão

Será verdade ?