quinta-feira, 28 de agosto de 2008

SANDY DENNY


Não consigo resistir a um disco de Sandy Denny, nem que seja a enésima colecção.

Esta é rotulada como sendo the first definitive anthology! Que seja!

The North Star Grassmann And The Ravens - The Banks Of The Nile (Fotheringay) - I'm A Dreamer - Solo (Live At The BBC) - She Moves Throught The Fair (Fairport Convention) - My Ramblin' Boy - Stranger To Himself (Fairport Covention) - The Pond And The Stream (Fotheringay) - At The End Of The Day - The Deserter (Fairport Convention) - Sweet Rosemary (demo version) - Blackwaterside - One More Chance (Fairport Convention) - White Dress (Fairport Convention) - Moments - Fhir A' Bhata - Who Knows Where The Time Goes? (Fairport Convention).

Nothing More (Fotheringay) - Farewell, Farewell (Fairport Convention) - Late November - No End (solo piano version) - Fotheringay (Fairport Convention) - Next Time Around - Quiet Joys Of Brotherhood - The Battle Of Evermore (Led Zeppelin with Sandy Denny) - Full Moon - Autopsy (demo version) - You Never Wanted Me - Bushes And Briars - Whispering Grass - John The Gun - Genesis Hall (Fairport Convention) - I Wish I Was A Fool For You (For Shame Of Doing Wrong) - After Halloween (demo) - The Lady - The Music Weaver

6 comentários:

paulo disse...

Mr. IÉ IÉ, e os 40 anos de Hey Jude?

JC disse...

Peço desculpa, mas "No More Sad Refrains - The Anthology" - é a que tenho e v. tb deve ter - parece-me bem melhor.

gin-tonic disse...

Bom, a tarde está amena e vale a pena dissertar… Para além de umas quantas cassettes que gravei dos discos de vinil da Sandy Denny e que passei para CD e onde, naturalmente quase tudo se perde, tenho em CD “The Best Of Sandy Denny”, colectânea da Island Masters. Da Sandy Denny, como de outras referências, posso dizer: é-me essencial. Como mais não sei dizer, e quando não sei não invento, recorro ao meu mestre e amigo que está longe e que me diz:
"Esta colectânea jamais poderá ser por mim considerada como "definitive anthology", porque nenhuma antalogia sobre a SD pode ser considerada "definitiva" se não incluir o dueto "If You Saw Thro' My Eyes", com o Ian Mathews. E até agora, tanto quanto sei, esta é uma música que não consta de nenhuma das compilações da SD existentes; Antologia definitiva sem o "Crazy Man Michael"? Sem o "The Sea" dos Fotheringay? Sem "Listen, Listen" e "Tomorrow Is a Long Time" doa primeiros albuns? Sem o "Like An Old Fashioned Waltz" do album do mesmo nome? Sem nenhuma música do album inicial com os Strawbs ("And You Need Me" e "Stay Awhile With Me" são monumentos de ternura e ingenuidade...)? Sem o dueto com a Linda Peters ("When I'll Be Loved") do album "The Bunch", através do qual as vedetas da "folk" inglesa se entreteram a parodear/homenagear o Rock americano? Não brinquem comigo...!
Estou de acordo com JC quando diz que "No More Sad Refrains" é bem melhor do que esta. É-o, sem sombra de dúvida, para além de trazer na capa uma fotografia da SD que apetece recortar e colocar na mesa de cabeceira, para ser a última coisa que se vê quando se apagar a luz, e a primeira de manhã ao acordar... Mas não é a melhor de todas as antologias... Para mim, e não obstante todas as lacunas que também tem, a melhor continua a ser a primeira, lançada ainda em vinil (vários discos...) pouco tempo depois da sua morte. Existe uma edição em três CD's, que tem a vantagem de manter uma caixa de cartão em formato LP que tem no interior um excelente album de fotografias e outra documentação de interesse. Nunca encontrei outra melhor, embora vontade não me falte. Preciso da SD e da sua música como de pão para a boca. Continuo todos os dias à espera dela, "at the end of the day". Ao chegar a casa, abro a janela sobre o rio para ela entrar... E não há dia que passe que não amaldiçoe essas escadas que a mataram... Mas cada fan da SD tem o direito de ter as suas "obsessões". Estas são as minhas...”

josé disse...

O que me aborrece um pouco é que o material vídeo disponível da Sandy Denny seja tão pouco e de qualidade inferior.

Os discos, são preciosidades e estou como o gin-tonic. Colectânea que não tenha Tomorrow is a long time, não vale o interesse imediato.

Mas estou com curiosidade em ouvir o dueto If you saw through my eyes.
É que tenho o LP de Ian Matthwes e estou prestes a receber uma cabeça de leitura Audio Technica OC-7. Movin Coil.

Se for superior à OC 5 que tenho usado, vou ter de regravar quase tudo o que interessa. E essa será uma delas.

Amanhã, talvez.

Rato disse...

Pela parte que me toca nunca consegui entender lá muito bem o porquê de tanta veneração por esta senhora. É uma boa intérprete, tem alguns temas e albuns curiosos, quer a solo quer nos grupos em que foi peça de destaque, mas no fundo... há por ali muito tom monocórdico que a maior parte das vezes conduzem a escutas um tanto ou quanto monótonas. Sorry, folks!

josé disse...

rato:

gostos são gostos e não se devem discutir muito. Mas, tenta ouvir o LP Like an old fashioned waltz.

Num fim de tarde e do princípio ao fim.

Começa assim:

Good morning, good afternoon, and what you got to say. Well i´, waiting , but i can´t stay long, it´s such a lovely day.