terça-feira, 26 de agosto de 2008

SÓ OS INGLESES...


Como eu compreendo perfeitamente os dois judeus norte-americanos que em 1971 fundaram o Hard Rock Cafe em Londres. No que a mim diz respeito, a gastronomia britânica é de fugir.

Dependendo do número de dias em Londres, a minha opção diária é Hard Rock, Sticky Fingers e Maxwell's.

Maxwell's fica em Convent Garden e também tem os hamburgers da nossa perdição. Agora inventaram a Monday Madness, ou seja, a refeição à segunda-feira é por metade do preço.

Nós, por cá, é normalmente à segunda-feira que fechamos os restaurantes.

8 comentários:

JC disse...

Meu caro LT:
Cá está a mania que os portugueses têm de achar que a gastronomia britânica é de fugir!!! De facto, não é tão opulenta como a francesa ou rica e variada como a mediterrânica, reconheço,mas não se exagere. Por exemplo, tem mtº boa carne, boas tartes e empadões, boa carne de caça de pêlo e penas e excelentes compotas. Para não falar das sandwiches, de salmão e pepino ou pasta com camarões, em pão escuro.Ou a "mulligatawny soup", uma herança colonial, mistura das cozinhas inglesa e indiana. E um dos melhores, senão o melhor queijo do mundo: o stilton. É uma gastronomia do campo, para climas frios. Comparada com a do Hard Rock Café é bem melhor! Além disso, existem em Londres excelentes restaurantes, dos internacionais aos étnicos, mesmo para quem não quiser gastar mtº dinheiro.

gin-tonic disse...

Caro JC: patriotismo à parte,e que para aqui não é chamado, estava inclinado para considerar como melhor queijo do mundo, ou dos melhores queijos do mundo, o de Serpa, o de Azeitão, o legitimo da Estrela, mas também nunca provei o "stilton". Estas coisas são sempre complicadas...

Camilo disse...

...sim, sim, "gin-tonic...
isto para não falar do cozido à portuguesa; da sopa da pedra; das migas da Tia Rita; do ensopado de enguias da Adega da Rosa;do Polvo à lagareiro;dos carapaus grelhados com molho à espanhola; do bacalhau com batatas; das sardinhas assadas, regadas com a boa pinga "lá das berças"...

JC disse...

Caro gin-tonic:
Qulquer desses que menciona tb entra para os 1ºs lugares do top-queijos, claro. Tal como o São Jorge ou verdadeiro Rabaçal, feito de mistura de leite crú de ovelha e cabra (vende-se no El Corte Inglés"). Mas olhe que um ovelha "terrincho" curado não lhes fica atrás. Experimente um Stilton com umas uvas e um Porto Vintage não mtº velho.

gin-tonic disse...

J.C.:
Você consegue mesmo desarmar-me. O apertado orçamento com que tento sobreviver, dá para, volta e meia, ir a Cacilhas comer uns berbigões - que já não são nada do que eram - uma garrafinha de verde branco "Ponte de Lima". Mas vou colocar a sua sugestão em agenda.Gosto de tentações. Já o Oscar Wilde dizia que resiste-se a tudo menos a uma tentação. Talvez vá sugerir aos miúdos - que andam sempre atrapalhados com a prenda de Natal - que coloquem a encomenda no sapatinho.
Então. por esse tempo, talvez voltemos a conversar!...

JC disse...

Já agora, caro Camilo:
Cozido á portuguesa (desde que s/ toucinhos e afins), sopa de pedra e migas, claro que sim. Ensopado de enguias, claro que não - sofro de ofídiofobia - e polvo nem o cheiro (que raio de coisas v. comem!). Quanto ao bacalhau cozido, é o modo de cozinhar bacalhau de que gosto menos, mas se as postas forem do lonbo e lascarem, ainda vá. Um grande sim para as sardinhas, mas com sangria de vinho tinto e comidas à mão com um bom pão!

JC disse...

Ah!, e já me esquecia: berbigões, claro que sim. Mas, tal como as ameijoas e as ostras prefiro-os crús.Mas o melhor bivalve são as praires (não sei o nome em português), que por cá nunca encontrei. São um género de ameijoas grandes com a concha estriada.

Camilo disse...

Atão...
e uns pastelinhos de bacalhau, hein?!
E umas pastaniscas,hein!hein!
Pois...